Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Como medida de segurança, reservatório da Barragem das Laranjeiras é esvaziado

Publicação:

A intervenção foi uma medida pontual e emergencial para que a CEEE pudesse avaliar as condições estruturais
A intervenção foi uma medida pontual e emergencial para que a CEEE pudesse avaliar as condições estruturais - Foto: Divulgação CEEE/Letícia Jardim

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) informa que por medidas de segurança, preservando a vida das comunidades locais, no sábado (17/10) iniciou-se o esvaziamento do reservatório da Barragem de Laranjeiras, localizada na divisa entre Três Coroas e Canela.

A intervenção foi uma medida pontual e emergencial para que a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) pudesse avaliar as condições estruturais da barragem que foi construída na década de 60 e estava desativada.  

O procedimento está em fase final e todas as medidas de mitigação estão sendo tomadas para evitar maiores transtornos. Conforme a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com o esvaziamento, o leito do Rio Paranhana está arrastando grande quantidade de lodo – acumulado no fundo da represa – o que compromete a captação de água bruta para o abastecimento público. 

No fim da tarde, a Corsan reiniciou o abastecimento em Três Coroas. A retomada se dará gradualmente, devendo normalizar por completo durante a noite.

Para mais informações sobre o abastecimento, acesse o aplicativo ou site corsan.com.br (seção Situação do Abastecimento de Água) ou ligue para 0800.646.6444.

Desde o fim de setembro, a CEEE tem dedicado parte de seu corpo técnico especializado em barragens para diagnosticar e estudar os procedimentos e intervenções necessários à manutenção da integridade física da estrutura, com objetivo de que recupere sua plena condição de segurança.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura