Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Comitiva da Sema encerra agendas em Brasília com reuniões em ministérios

Publicação:

Grupo é recepcionado pelo coordenador, Rodrigo Goretti, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Irrigação.
Grupo é recepcionado pelo coordenador, Rodrigo Goretti, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Irrigação. - Foto: Fábio Paiva – EBSB/RS

A extensa agenda da comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em Brasília, liderada pela secretária, Marjorie Kauffmann, foi encerrada nesta quinta-feira (18/5), com reuniões nos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Agricultura e Pecuária (Mapa)

“Os contatos foram importantes para confirmar que o Estado está alinhado com as políticas federais de descarbonização e de produção sustentável, garantindo a integração e a transversalidade entre o meio ambiente e a produção agropecuária”, afirmou Marjorie.

A primeira reunião, desta quinta-feira, foi com o diretor de Regularização Ambiental Rural do MMA, Marcos Vinícius Abreu, para tratar da reintegração do Estado ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).  A reinserção é importante para permitir a regularização de imóveis rurais, atendendo as peculiaridades dos biomas do RS - Pampa e Mata Atlântica, e permitindo seu uso sustentável. Um acordo de cooperação técnica entre MMA e Sema começou a ser traçado nessa audiência.

Em seguida, o grupo esteve com o coordenador-geral de Agregação de Valor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa, Gustavo Goretti. Foram discutidos o Programa de Revitalização de Bacias, Reservação de água e Irrigação.

Diretora de Cadeias Produtivas e Indicação Geográfica, Fabiana Villa Alves recebe a Sema.
Diretora de Cadeias Produtivas e Indicação Geográfica, Fabiana Villa Alves recebe a Sema. - Foto: Fábio Paiva – EBSB/RS

A agenda em Brasília foi encerrada com uma reunião com a diretora de Cadeias Produtivas e Indicação Geográfica do Mapa, Fabiana Villa Alves. Na pauta, um plano de descarbonização das cadeias produtivas agrícolas.

No dia anterior, quarta-feira (17/5), a comitiva participou da 138ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No mesmo dia, a Sema reuniu-se com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho para tratar do Licenciamento Ambiental da ERS-427, entre Cambará do Sul e a divisa com SC. Além disso, foi discutida uma parceria entre o RS e o Instituto, para a implantação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres.

Também integraram a comitiva da Sema em Brasília, o secretário adjunto, Marcelo Camardelli;  a subsecretária de gestão ambiental, Taiana Ramidoff e a chefe de gabinete, Luana Winter.

 

 

Texto: Fábio Paiva – EBSB/RS

Edição: Felipe Martins – Ascom/Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura