Circo Ambiental no Anfiteatro Pôr-do-Sol
Publicação:
Muita diversão e informações sobre a preservação da natureza aguardam pelas crianças e adultos que comparecerem ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre, nesta quarta-feira. O Circo Ambiental - Reciclagem de Idéias estará armado no local e vai mostrar, às 14 horas, vários quadros que apresentam os quatro elementos - ar, terra, água e fogo. A atividade integra a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente e acontece exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
O Circo Ambiental é um projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O espetáculo tem direção de Élcio Rossini e acontece sob uma lona. Este é o único circo reciclável do mundo, pois o figurino das personagens é confeccionado exclusivamente com materiais reaproveitados, como tecidos, plásticos, CDs, discos em vinil, argolas das latas de alumínio e muitos outros objetos.
As principais estrelas do circo são o Mister Eco, um animado apresentador, e a Recicleide, defensora da vida no planeta. O espetáculo ainda traz os palhaços Coco Limpeza e Chip Pureza e os malabares Kid Sujão e John Polution. O músico Gugu Balada faz toda a platéia cantar com ele letras sobre o tema ambiental. Também participam os bonecos Lixão (com 4 metros de altura, feito de papelão), a Esmeralda (com 3 metros) e o Sanfona.
Dia Mundial do Meio Ambiente - Esta data é lembrada desde 5 de junho de1972. Foi quando teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. E foi o ano, ainda, da criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Desde então, cada 5 de junho vem servindo para reforçar a consciência da humanidade sobre a interdependência homem - natureza. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano tem como lema "Vamos dar à Terra uma Oportunidade".