Ave rara é encontrada na Serra do Sudeste
Publicação:
Técnicos do setor de Fauna Silvestre da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) confirmaram a presença do cardeal-amarelo na Serra do Sudeste. Indícios da presença da ave na região motivou uma expedição de campo para conferir a possibilidade. O cardeal-amarelo estava desaparecido há 15 anos, em decorrência da persistência da captura e o comércio ilegal para criação em cativeiro, responsáveis pela ameaça de extinção.
Os pesquisadores encontraram um macho adulto em seu ambiente natural. Ele foi pego para marcação, o que possibilitará seu monitoramento ao longo do tempo. Também foram coletadas amostras que permitirão análises genéticas e de saúde da ave, tão rara e especial. Para os técnicos, o resultado da expedição foi extremamente positivo e traz nova esperança para a conservação da espécie, além de mostrar que o cardeal-amarelo não está confinado ao Parque Estadual do Espinilho, como suspeitavam. Até agora, a única população conhecida e monitorada no Brasil está restrita ao Parque Estadual do Espinilho e arredores, no extremo oeste do Rio Grande do Sul.
A descoberta tem implicações para a conservação da espécie. Existe a expectativa de que este seja apenas o primeiro de novos registros na região e que a conscientização da população sobre a importância da preservação da biodiversidade seja a força motivadora da mudança de atitude e do fim da captura ilegal. A luta contra o tráfico deverá intensificar-se com a fiscalização e punição aos infratores, a fim de manter a ave na natureza.
Os técnicos desejam que o destino deste indivíduo localizado e marcado na Serra do Sudeste seja bem diferente daquele que tiveram outros de sua espécie na região. Também participaram da expedição técnicos da Fundação Zoobotânica (FZB), do Laboratório de Ornitologia da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio, que integram o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos e Espinilho (PAN Campos Sulinos e Espinilho), Cardeal-amarelo O cardeal-amarelo é um pássaro de beleza e canto extraordinários. É uma das aves mais ameaçadas do Brasil na atualidade, restando cerca de 50 indivíduos no ambiente natural. A única população conhecida e monitorada no Brasil está restrita ao Parque Estadual do Espinilho e arredores, no extremo oeste do Rio Grande do Sul. Já há mais de uma década a espécie vinha sendo considerada extinta em outras regiões do estado.
A captura e o comércio ilegal de cardeais-amarelos para criação em cativeiro são as principais ameaças à espécie e foram responsáveis pelo desaparecimento do pássaro nas últimas décadas, bem como ao longo de toda a sua distribuição, que se estende ao território uruguaio e argentino. Plano de Ação Nacional Diversas instituições se uniram em 2011 para trabalhar em prol da conservação dessa e de outras espécies ameaçadas do Pampa, engajando-se no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Passeriformes Ameaçados dos Campos Sulinos e Espinilho (PAN Campos Sulinos e Espinilho).
Os PANs têm a finalidade de unir os esforços de diversos setores da sociedade no desenvolvimento de ações para a conservação e a recuperação das espécies, como um dos instrumentos de implementação da Política Nacional da Biodiversidade. Serra do Sudeste A região da Serra do Sudeste, também chamada de Escudo Sul-Rio-Grandense, ocupa toda a porção sudeste do Rio Grande do Sul, formando um triângulo cujos vértices correspondem aproximadamente às cidades de Porto Alegre, Dom Pedrito e Jaguarão, próximo à divisa com o Uruguai. É um planalto muito antigo, com relevo de formas arredondadas, recobertas por vegetação rasteira ou arbustiva, cujos níveis mais altos não ultrapassam muito os 500 m de altitude.
Mais informações sobre o cardeal-amarelo e suas estratégias de conservação podem ser encontradas nos seguintes links: http://revista.pucrs.br/pub/revistapucrs/?flip=portal&page=materia&cd=75fc093c0ee742f6dddaa13fff98f104 http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/869-pan-passeriformes-dos-campos-sulinos http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/programas-de-cativeiro E-mail para contato: cardeal.amarelo@gmail.com