Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Aurora Alimentos pode se instalar em Carazinho

Publicação:

Os produtores da Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial) poderão, a partir de 2008, ter mais uma alternativa de renda. A carta foi lançada na terça-feira (21), em reunião ocorrida em Carazinho com a direção e os conselheiros da Cooperativa Central Oeste Catarinense - Aurora, empresa que está definindo o local de instalação de uma nova indústria e abate de aves.

No encontro, a Cotrijal, com o apoio das co-irmãs Cotrisal, Cotrisoja e Cotribá, dos municípios e do Governo Estadual, apresentou as potencialidades da região para assumir o empreendimento. A proposta é de que a indústria seja instalada em Carazinho, município que reúne as condições técnicas e ambientais exigidas no projeto.

O Secretário Adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, e o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Secretaria (SIGA/RS), Niro Afonso Pieper, participaram da reunião.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, salientou que a região é privilegiada em logística, em capacidade de mão-de-obra e em disponibilidade de matéria-prima. Mânica mostrou detalhadamente a importância de cada item e ressaltou que milhares de pequenos produtores serão beneficiados, de acordo com o que busca o cooperativismo.

O prefeito de Carazinho, Alexandre Goelner, falou da vocação agrícola da região, afirmando que todos os esforços do município serão concentrados na validação do projeto.

Na questão ambiental, o Secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, disse que todas as providências para definição e liberação das áreas serão tomadas rapidamente. "É a política do nosso governo fazer as coisas de forma ágil", enfatizou.

O secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Nelson Proença, além de listar uma série de isenções fiscais elaboradas especificamente para o projeto, afirmou que o governo, por meio de sua secretaria, está flexível e disposto a fazer os ajustes necessários para que o RS seja o escolhido.

O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, reconheceu que o potencial da região é muito bom para a atividade aves. Ele salientou como aspectos positivos, além da vocação do produtor regional e da vontade política dos governantes, a posição clara da área de meio ambiente em querer agilizar o processo do que diz respeito a licenciamentos e outras definições legais. Lanznaster adiantou que até setembro o local da indústria será anunciado e que ele, particularmente, torce muito para que a definição recaia sobre o Rio Grande do Sul, mas destacou que a decisão será puramente técnica.

A indústria
A indústria que a Aurora instalará está sendo disputada por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A unidade terá capacidade para abater 300 mil aves por dia, além de um incubatório e uma fábrica de rações. A previsão é de que sejam criados mais de 3.000 empregos diretos.

A Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora Alimentos) é um dos maiores grupos agroindustriais do país especializados em carnes. Com sede em Chapecó, ela reúne 17 cooperativas singulares que representam 77,5 mil produtores rurais. A empresa oferece em torno de 700 produtos, entre carne de aves e suínos, lácteos e pizzas, contabiliza 45 mil clientes e 10 mil colaboradores.
(Fonte: www.cotrijal.com.br)
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura