Atualização da situação do abastecimento de água, energia e telefonia no RS
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O Governo do Rio Grande do Sul iniciou, nesta sexta-feira (19/1), a divulgação da situação do abastecimento de água, energia elétrica e telefonia no Estado, após os temporais da noite da última terça-feira (16/1).
A atualização ocorrerá três vezes ao dia, às 8h, 12h e 18h. As informações contemplarão dados das empresas RGE Sul e CEEE Equatorial (energia) e Corsan (água e saneamento). Também serão divulgadas, duas vezes ao dia, informações sobre as conexões de telefonia e internet da Tim, Vivo e Claro.
Pico do desabastecimento, segundo as concessionárias:
- Energia elétrica: entre 0h e 2h de quarta-feira (17/1) – 1,314 milhão de clientes.
- Abastecimento de água: 13h de quarta-feira (17/1) – 781 mil residências.
- Falta de conexão telefônica e de internet: tarde de quarta-feira (17/1) – 128 municípios.
Boletim de sexta-feira (19/1), 12h
- CEEE Equatorial: 82.110 pontos sem energia elétrica (4,27% do total de clientes).
- RGE Sul: 173 mil pontos sem energia elétrica (5,77% do total de clientes).
- Corsan: 6,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,2% do total de clientes).
- Vivo: 25 municípios sem o serviço de telefonia e internet, parcial ou integralmente.
- Claro: nenhum município sem serviço de telefonia e internet.
- Tim: 15 municípios sem o serviço de telefonia e internet, parcial ou integralmente.
Boletim de sexta-feira (19/1), 8h
- CEEE Equatorial: 91.384 pontos sem energia elétrica (4,77% do total de clientes).
- RGE Sul: 185 mil pontos sem energia elétrica (6% do total de clientes).
- Corsan: 26,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,8% do total de clientes).
Os dados são reunidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, que atua na intermediação com as concessionárias para que o abastecimento seja retomado o mais rápido possível, priorizando os serviços essenciais, como atendimentos de saúde. A divulgação dos boletins será realizada até o restabelecimento total dos serviços.