Assistência para animais
Mapeamento de abrigos para animais
O governo do RS disponibiliza uma ferramenta que reúne informações sobre o número de abrigos no RS, a quantidade de animais abrigados e as espécies mapeadas, sendo possível filtrar por cidade, bairro e endereço. A iniciativa é do Gabinete de Coordenação de Resposta à Fauna.
O objetivo é traçar um panorama da situação no estado e conferir transparência aos dados. O levantamento é parcial, uma vez que o mapeamento dos municípios ainda está em curso e as atualizações não ocorrem em tempo real.
Clique aqui e acesse a plataforma.
Manual com orientações para abrigos
Documento com orientações para os abrigos que receberam animais vítimas das enchentes. Conta com cinco páginas com informações sobre a organização do abrigo (atribuições e áreas), manejo dos animais (identificação e cuidados básicos), saúde e segurança (cuidados, bem-estar e gestão de resíduos) e estrutura operacional (equipes e ambulatório). Material é digital e baseado no Manual de Boas Práticas no Abrigamento de Cães e Gatos do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo. O público-alvo são equipes que atuam em abrigos.
Aplicativo para reencontro de animais e seus tutores
Portal, desenvolvido por voluntários, que centraliza informações sobre animais em abrigos com o objetivo de promover o reencontro entre os pets e seus tutores.
Clique aqui e acesse o aplicativo.
Plataforma para adoção de animais
Sistema destinado a conectar animais resgatados a pessoas interessadas em adotar um pet vítima da enchente.
Clique aqui e acesse a plataforma para adoção de animais.
WhatsApp do Gabinete de Crise da Causa Animal
Ferramenta do Gabinete de Coordenação Estadual de Resposta à Fauna. É um chatbot no WhatsApp, no qual foi configurado um fluxo conversacional para permitir o autoatendimento. Este fluxo está conectado com uma plataforma que gerencia essas interações. Pelo chatbot, é possível ter informações sobre doações e recursos (como medicamentos, insumos veterinários, ração, cama, coleira e roupa), cadastrar um abrigo e se voluntariar para atividades por meio de formulários.
O número para enviar mensagem no WhatsApp é (51) 99486-5180.
Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna
Estabelece ações, capacidades e responsabilidades na resposta à fauna, para animais domésticos e domesticados, silvestres e de produção, de todos os portes, frente à calamidade pública no Estado do Rio Grande do Sul.
Plano Estadual de Resposta à Fauna (.pdf 351,05 KBytes)
Saiba mais em sosenchentes.rs.gov.br.