Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Areais

Areais

AREAIS
AREAIS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura disponibiliza base georreferenciada atualizada das áreas de arenização do sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. O polígono engloba tanto áreas de areais expostos quanto áreas suscetíveis a sua formação e foi obtido através de estudos técnicos realizados para o Relatório do Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí - 2011, abrangendo os municípios de São Francisco de Assis, Alegrete, Rosário do Sul, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Itaqui, Cacequi, São Borja e Unistalda.
A arenização é processo natural relatado historicamente desde o início do século XX e que apresenta um ecossistema próprio com a presença de fauna e flora típicas e adaptadas às condições ambientais locais. As áreas de areais detém grande potencial para o turismo ecológico e cultural, em razão da presença de paisagens singulares e de espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.
A metodologia para identificação das áreas de arenização foi desenvolvida pela Divisão de Controle e Monitoramento Ambiental do Departamento de Biodiversidade da SEMA e pode ser conferida  clicando aqui (.pdf 642,67 KBytes) . A base georreferenciada em formato shapefile pode ser baixada clicando aqui.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura