Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Areais

Areais

AREAIS
AREAIS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura disponibiliza base georreferenciada atualizada das áreas de arenização do sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. O polígono engloba tanto áreas de areais expostos quanto áreas suscetíveis a sua formação e foi obtido através de estudos técnicos realizados para o Relatório do Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí - 2011, abrangendo os municípios de São Francisco de Assis, Alegrete, Rosário do Sul, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Itaqui, Cacequi, São Borja e Unistalda.
A arenização é processo natural relatado historicamente desde o início do século XX e que apresenta um ecossistema próprio com a presença de fauna e flora típicas e adaptadas às condições ambientais locais. As áreas de areais detém grande potencial para o turismo ecológico e cultural, em razão da presença de paisagens singulares e de espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.
A metodologia para identificação das áreas de arenização foi desenvolvida pela Divisão de Controle e Monitoramento Ambiental do Departamento de Biodiversidade da SEMA e pode ser conferida  clicando aqui (.pdf 642,67 KBytes) . A base georreferenciada em formato shapefile pode ser baixada clicando aqui

Destaca-se que, em relação a primeira versão (nov. 2020), há uma diferença significativa em relação às áreas de areais em cada município e, consequentemente, também na soma geral. Esta diferença se deve, em grande parte, pelo fato de muitas áreas de lavouras terem sido classificadas nesta 2° revisão como areais. Essas alterações no uso do solo expõe o areal que anteriormente estava protegido pela vegetação nativa (campo). Algumas áreas foram analisadas em variados anos e por isso também foi percebida a mudança do padrão de uso do solo em muitas destas.Além disso, ressalta-se que este trabalho será atualizado periodicamente, conforme rotina estabelecida com a direção do DBIO/SEMA.Todos os dados técnicos aqui apresentados, mapas e valores de áreas ocupados pelos polígonos de arenização, estão sob a avaliação técnica e o DBIO, poderá alterá-los sempre que for necessário.

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura