Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Área de Proteção Ambiental Rota do Sol

APA Rota do Sol
APA Rota do Sol

A Área de Proteção Ambiental Rota do Sol (APARS) está inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e apresenta 71% de sua área preservada. Uma das suas principais funções é servir de zona de amortecimento para a Estação Ecológica Estadual Aratinga e de corredor ecológico entre o Parque Nacional da Serra Geral e a Reserva Biológica da Serra Geral. Os objetivos da APA Rota do Sol são a proteção dos recursos hídricos, principalmente as nascentes dos rios Tainhas e Três Forquilhas; a recuperação das floresta e a conservação das áreas de campos, da fauna silvestre, do conjunto paisagístico e da cultura regional.

Lei n° 9.985/2000 Art.15 - Paragrafo 4°: Nas áreas sob propriedade privada, cabe ao proprietário estabelecer as condições para pesquisa e visitação pelo público, observadas as exigências e restrições legais.

54.670 hectares.

Municípios: Cambará do Sul, Itati, Três Forquilhas e São Francisco de Paula.
Bioma: Mata Atlântica.

Endereço: Rua Henrique Lopes da Fonseca, 36. São Francisco de Paula

Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth

Limite APA Rota do Sol

Decreto Estadual n° 37.346/1997 - 

Decreto_Estadual_37.346/1997

Conforme a Lei Federal nº 9.985/2000, artigo 15, §1º, a Área de Proteção Ambiental é constituída por terras públicas ou privadas. Sendo assim, áreas particulares incluídas em seus limites não necessitam ser desapropriadas.

Telefones: (54) 3244.3961 / 3244.1710 / 3244.1721

E-mail da APARS: apa-rotadosol@sema.rs.gov.br 

E-mail Conselho da UC: conselhoaparotadosol@gmail.com

 
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura