Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Transição Energética Justa para as Regiões Carboníferas do RS

Transição Energética Justa
Usina Termelétrica de Candiota - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

A Transição Energética Justa tem por objetivo compartilhar a conta da transição para a energia de baixo carbono, através de uma estrutura de justiça social, na qual os custos sejam destinados de forma equitativa para os trabalhadores e garanta resultados positivos. O principal mote da transição energética justa é “não deixar ninguém para trás”. Nesse sentido, entre os seus principais benefícios estão a garantia de que a energia oferecida tenha preços razoáveis, oferta suficiente para não faltar e gere empregos de qualidade.

A Transição Energética Justa para as Regiões Carboníferas é baseada nas atividades de mineração de carvão e geração termelétrica com este energético, considerando as regiões do Estado em que a cadeia carbonífera está presente, Região da Campanha Gaúcha e Região do Baixo Jacuí.

O Consórcio Waycarbon-Centro Brasil no Clima, em parceria com a SEMA, está elaborando o Plano de Transição Energética Justa para as Regiões Carboníferas do Rio Grande do Sul, considerando os impactos ambientais, econômicos e sociais, com a perspectiva da redução significativa de gases de efeito estufa, frente à matriz energética atual.

A seguir estão os boletins de acompanhamento do projeto.

Boletim nº 1

Boletim nº 2

Boletim nº 3

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura