Terceiro dia de agendas da Abema no RS tem visitas técnicas em Gramado e em Canela

Agendas da Abema pelo interior do RS contou com visitas a empreendimentos em Gramado e em Canela. - Foto: Sofia Alonso/Ascom Sema-Fepam

Os secretários de Estado do Meio Ambiente e presidentes de fundações e autarquias do país foram recebidos, nesta sexta-feira (5/8), pela Câmara de Vereadores de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul.

Max Roberto Guazzelli, promotor de Justiça do município, falou sobre a valorização dos parques urbanos e a importância desses espaços para a qualidade de vida da população.

Guazzelli lembrou que Gramado está inserido no bioma Mata Atlântica e apresentou o projeto de criação de parques ecológicos no município, com a possibilidade de concessão.

Após, o grupo conheceu o empreendimento SkyGlass, no Vale da Ferradura, em Canela. A plataforma de vidro, implantada em uma área privada dentro de uma Área de Proteção Permanente (APP), possui 360 metros de altura e foi inaugurada em dezembro de 2020.

A escolha do ponto para a construção levou em conta o aproveitamento de estruturas já existentes, para reduzir os impactos ao meio ambiente.

Segundo os representantes, o empreendimento prevê o reuso da água e possui uma estação própria de tratamento de efluentes. Além disso, conta com passagens de fauna aérea e subterrânea.

As atividades fizeram parte do terceiro dia de compromissos técnicos no Rio Grande do Sul, dentro da programação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema).

Já na quinta-feira (4/8), o grupo conheceu a fábrica da Tramontina, em Carlos Barbosa, e a cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, dois empreendimentos licenciados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Na quarta-feira (3/8), aconteceu a Reunião Ordinária da Abema de número 109, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

As agendas técnicas seguirão durante o sábado (6/8) e o domingo (7/8), com visitas aos cânions de Cambará do Sul, ao Parque da Guarita, em Torres, e ao parque eólico de Osório.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema-Fepam