SMAD é apresentado ao Consema
Publicação:
Durante a reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realizada hoje (18), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), os conselheiros conheceram os detalhes do Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres (SMAD), um dos projetos estratégicos do Governo do Estado.
O sistema tem como objetivo minimizar os impactos de eventos extremos, em especial inundações, secas e vendavais. O projeto, que conta com financiamento de R$ 3,4 milhões do Banco Mundial, prevê Sala de Situação, rede telemétrica – o que inclui equipamentos hidrometeorológicos para medições pluviométricas e fluviométricas – e imagens e dados cartográficos de alta precisão, entre outros.
O SMAD é uma interface entre a Sema, Defesa Civil do Estado, Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), Fepagro e demais entidades, incluindo a Agência Nacional de Águas.
Após a apresentação, conduzida pelo coordenador do projeto, João Manuel Trindade e Silva, os conselheiros fizeram uma visita às instalações da futura Sala de Situação, que está em fase de testes.