Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema promove curso de formação de guarda-parques em Viamão

Publicação:

A capacitação será realizada no Parque Estadual de Itapuã na semana que vem
A capacitação será realizada no Parque Estadual de Itapuã na semana que vem - Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove, de segunda-feira (13) até sexta (17), um curso de formação para guarda-parques. A capacitação será realizada no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Durante o encontro, serão apresentadas orientações sobre assuntos administrativos e específicos das 23 Unidades de Conservação (UCs) do Rio Grande do Sul. Participarão do curso 27 servidores nomeados recentemente.

De acordo com a secretária adjunta Maria Patrícia Mollmann, a expectativa da Sema é capacitar os guarda-parques para realizar diversas ações nas UCs onde atuam. "Nosso objetivo é qualificar esses servidores com o intuito de que eles possam contribuir para o monitoramento da biodiversidade e para o uso do público, recepcionando as pessoas que visitam as unidades de conservação", destaca Maria Patrícia.

Os guarda-parques também são responsáveis pela vigilância, patrulhamento e fiscalização das unidades de conservação, bem como pelo combate a incêndios, conservação de trilhas, apreensão de materiais, participação em programas de educação ambiental, acompanhamento de pesquisadores, entre outras funções.

Técnicos da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, que elaboraram a proposta pedagógica do curso, realizarão a abertura das atividades. No primeiro dia, os participantes terão uma palestra sobre animais peçonhentos e outra sobre "ecologia e biologia da conservação", com o professor Andreas Kindel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo do curso, também acontecerão atividades teóricas e práticas sobre espécies exóticas invasoras, monitoramento de fauna, e orientação e geoprocessamento, entre outros temas.

Conforme a chefe da DUC, Clarissa Bandeira, os guarda-parques tem um papel importante na manutenção das unidades. "É preciso enteder que os guardas não devem somente atuar na fiscalização. Eles são fundamentais para a conservação da biodiversidade, para o monitoramento das espécies locais e para a manutenção do diálogo com a comunidade do entorno", ressalta a gestora. Segundo ela, outras atividades de qualificação para guarda-parques serão realizadas. Está agendado para os dias 29, 30 e 31 de agosto um curso de atualização, voltado para guarda-parques antigos.

Texto: Maurício Tomedi/Ascom Sema
Edição: André Malinoski/Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura