Sema participa do Viva o Taquari-Antas Vivo e recolhe cerca de 3,2 toneladas de lixo

viva o taquari-antas vivo
Voluntários fizeram alongamento antes das coletas de resíduos sólidos - Foto: Divulgação/Sema.

Diversos colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Estado participaram da 16ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo hoje (25/03). Ao todo foram recolhidos 3.239,4 kg de lixo ao longo da ação pelos 747 voluntários nas cidades de Lajeado, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Estrela. Arroio do Meio contou com a programação artístico-cultural, masnão teve recolhimento de lixo.

“Além da limpeza, o mais importante é a ação de educação ambiental e conscientização do bom uso das áreas ambientais. É muito importante a presença do Estado em eventos tão fundamentais para o meio ambiente como esse. Agradecemos a presença de tantas pessoas, instituições e municípios engajados em fazer do Taquari-Antas um local realmente vivo e livre de resíduos”, ressalta a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Deste total recolhido na ação, cerca de 1,3 mil kg vieram de Estrela, município no qual a ação foi realizada nas ruas dos bairros que ficam às margens do rio e em áreas alagáveis. Em Lajeado foram recolhidos aproximadamente 591,8 kg de resíduos; em Roca Sales, 202 kg; em Cruzeiro do Sul, 731,5 kg; em Venâncio Aires, 225,5 kg; e, em Bom Retiro do Sul, 118,6 kg.

Além do recolhimento, que mais uma vez foi destaque em volume de materiais sólidos, houve apresentação de atividades artísticas e culturais e ações relacionadas à preservação ambiental por parte de empresas, escolas e parceiros.

A programação contou com a exposição itinerante do Museu da Univates; atividades socioeducativas da Corsan; teatro de bonecos; exposição do Jardim Botânico; ginástica laboral do Sesi; rodas de conversa; aulas de stand up e caiaque; e com a presença da embarcação-escola Lanchão Seival, um veleiro que é uma réplica do barco de Giuseppe Garibaldi (usado na Revolução Farroupilha) e que atua na educação ambiental, com foco no cuidado com a água.

O coordenador do projeto, Gilberto Soares, ressalta que se espera, em um futuro próximo, que não seja mais necessário o recolhimento de resíduos da beira do rio, o que deve mudar com a conscientização gradual da população. Desse modo, quando isso ocorrer, a ação deve transformar-se em um projeto artístico-cultural.

A ação foi promovida pela Parceiros Voluntários, entidade vinculada à Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), e contou com a colaboração do Governo do Estado, através da Sema, das prefeituras, indústrias, empresas, entidades e voluntários.

Histórico da ação

O Viva o Taquari-Antas Vivo ocorre desde 2007 e tem como objetivo a preservação dos mananciais e mostrar a importância do descarte correto dos resíduos. Ao todo, nas 16 edições já realizadas, mais de 56 toneladas de resíduos foram recolhidas por cerca de 7320 voluntários dos municípios de adesão.

Em 2022, 10 toneladas foram recolhidas das margens e do leito do rio Taquari. Em 2021, em uma edição simbólica, foram recolhidos 107 kg de lixo. Em 2020, em razão da pandemia de covid-19, a programação não foi realizada. Em 2019, os voluntários recolheram 3.600 kg de material que estava poluindo o rio e seu entorno. Durante todas as edições, o lixo recolhido é transportado, pesado e descartado pelos voluntários, que dão o correto encaminhamento para os resíduos.

Pilares da Sema

A Sema é pautada sobre três pilares: clima, saneamento e inovação ambiental. No pilar clima trabalha-se através de ações concretas de mitigação e adaptação por diversos mecanismos e acordos existentes, a fim de fazer com que as mudanças climáticas tenham o menor impacto possível sobre todo o ecossistema e que seja possível fazer com que haja uma neutralidade de carbono até 2050.

No pilar saneamento, a Sema trabalha com quatro enfoques básicos: abastecimento de água para consumo humano, gestão de resíduos sólidos, gestão de drenagens pluviais e esgotamento sanitário. “Ações como o Viva o Taquari-Antas Vivo corroboram com esse pilar, gerando melhores condições de vida para todos, além, é claro, de preservar os nossos rios”, afirma Marjorie.

No pilar inovação ambiental, a Sema atua em projetos e programas de conservação socioambiental que são norteados pela conservação da diversidade biológica, do uso sustentável dos recursos naturais e da repartição justa e igualitária dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos. Esse pilar tem por finalidade estudar as melhores tecnologias de atualização dos instrumentos de mapeamento e monitoramento das sensibilidades ambientais, além de estimular soluções sustentáveis.

Texto: Jéferson Cardoso / Ascom Sema-Fepam

Foto: Adriano Schneider / Ascom Sema