Sema lança material de educação ambiental sobre espécies nativas do bioma Pampa
Publicação:

Pensando no futuro do meio ambiente e na conscientização da população, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lançou dois materiais com foco na educação ambiental: um livro de colorir e um guia das espécies-alvo de conservação do Plano de Ação Territorial Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT). As publicações têm foco na fauna e na flora do bioma Pampa.
Os materiais foram desenvolvidos pelas equipes técnicas da Sema e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com o apoio do programa Pró-Espécies do governo federal.
“Os materiais desenvolvidos pelas equipes técnicas ajudam a divulgar e conscientizar a população sobre a importância do bioma Pampa. O livro de colorir informativo e o guia de espécies vão ajudar a sociedade, desde as crianças, a conhecer nossas espécies e a protegê-las”, destacou a secretária Marjorie Kauffmann.
Além das imagens para colorir, o livro conta com uma série de informações com as características das espécies do Rio Grande do Sul, proporcionando aprendizagem e entretenimento. Pelas páginas da publicação, produzidas em papel reciclado, é possível conferir imagens das espécies e a indicação se as mesmas encontram-se criticamente ameaçadas.
Confira a versão virtual do livro.
“Educação ambiental com crianças e adolescentes constitui estratégia importante de conscientização sobre conservação de espécies nativas. Materiais lúdicos, como o livro de colorir, são atrativos, pois levam o conhecimento sobre a existência de animais e plantas silvestres, que são pouco conhecidas”, explicou o coordenador do PAT, Leonardo Urruth.
Além da versão virtual, o livro impresso será distribuído nos 18 municípios do Pampa em que a equipe da Sema e de parceiros atuam para a conservação das espécies, em especial Caçapava do Sul, Bagé e Canguçu.
Outro material informativo ganhou um formato de guia. Com o objetivo de divulgar as espécies-alvo de conservação do PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste, a equipe técnica da Fepam criou a cartilha “Guia de Campo das Espécies-Alvo”. O encarte lista, com imagens, as 30 espécies de fauna e flora alvos de conservação dentro da área de abrangência do programa no Pampa.
“A iniciativa surgiu da necessidade de conscientizar os visitantes das Unidades de Conservação localizadas no Pampa e os moradores de regiões com campo nativo sobre as espécies ameaçadas. A cartilha foi fruto de uma construção coletiva ao longo de vários meses”, afirmou Raquel Pretto, engenheira florestal da Fepam.
Confira a versão virtual do Guia.
Plano de Ação Territorial
O PAT é desenvolvido pelas equipes da Sema e da Fepam desde 2019. Nascido de uma iniciativa adotada em nível nacional, tem por objetivo definir estratégias para a conservação de espécies criticamente ameaçadas de extinção. Os dois biomas do Rio Grande do Sul são contemplados pelo programa: Campanha Sul e Serra do Sudeste (bioma Pampa) e Planalto Sul (bioma Mata Atlântica).
No âmbito do plano, são realizadas pesquisas, estudos, capacitações e ações voltadas à proteção da fauna e da flora, com mapeamento de áreas e levantamento de dados a respeito das espécies nativas. Atualmente, há 15 projetos em andamento, que podem ser conferidos neste link.
As ações do programa são realizadas em parceria com instituições de ensino e de pesquisa do Rio Grande do Sul, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pampa eUniversidade Federal do Rio Grande, além do Instituto Pró-Carnívoros eEmpresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Texto: Alisson Santos/Ascom Sema