Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema emite outorga e autorização para construção de barragem em Bagé

Publicação:

Reservatório será construído em um curso d'água denominado Arroio Piraizinho.
Reservatório será construído em um curso d'água denominado Arroio Piraizinho. - Foto: Divulgação/Fepam

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) emitiu nesta terça-feira (26/01) dois documentos que permitem o prosseguimento da obra que poderá amenizar os problemas de falta de água no município de Bagé, na Campanha: a outorga de uso de água e a autorização para a construção da barragem Arvorezinha. O reservatório, que será utilizado para garantir o abastecimento, vai ser construído em um curso d'água denominado Arroio Piraizinho.

A Licença Prévia e de Instalação Unificadas havia sido emitida em setembro do ano passado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O próximo passo é a entrega, por parte do empreendedor, do Plano de Segurança da Barragem, que deve ocorrer antes do início do primeiro enchimento do reservatório.

Após a conclusão da obra, o empreendedor deverá solicitar o alvará por meio do Sistema de Outorga (Siout-RS) e, após o documento expedido, requerer junto à Fepam a Licença de Operação (LO) para o início do funcionamento do reservatório. Além disso, o empreendedor deverá manter os critérios de segurança do barramento, de acordo com a Lei Federal 12.334, de 2010.

A construção da barragem é muito aguardada pela população de Bagé, que sofre há anos com os problemas de racionamento, principalmente nos períodos de estiagem.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura