Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e vinculadas apresentam os resultados de 2024 e as perspectivas para 2025

Publicação:

-
Servidores da Sema e das entidades vinculadas reunidos no auditório do Caff para a apresentação dos resultados de 2024. - Foto: Igor de Almeida
Por Ascom Sema

Na tarde de segunda-feira (16/12), servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) reuniram-se no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, para a apresentação do Balanço de 2024. A secretária Marjorie Kauffmann abriu o evento destacando os desafios enfrentados pelo Estado, especialmente as devastadoras enchentes de maio, que afetaram muitas famílias e comunidades, e ressaltou a dedicação dos servidores.

Marjorie também destacou a atuação da secretaria, que é uma das maiores do governo estadual, não só em número de colaboradores, mas também pela diversidade de atividades realizadas. “Trabalhamos com técnica e ciência para superar os desafios impostos”, afirmou, ressaltando que a Sema tem se adaptado constantemente para enfrentar as mudanças climáticas, com integração entre diversas secretarias e instituições.

-
Marjorie destaca a Sema como uma das maiores do estado, com foco em ciência e adaptação às mudanças climáticas. - Foto: Igor de Almeida

Resultados de 2024 e Perspectivas para 2025

Marcado por desafios imensuráveis para o Estado, o ano de 2024 foi caracterizado por avanços significativos. As enchentes de maio demandaram ações emergenciais de resgates e apoio à recuperação. Mesmo diante da crise, a Sema participou ativamente na execução de projetos essenciais, como o Proclima2050 e o Plano Rio Grande, com o compromisso de fortalecer a resiliência e a adaptação ao território afetado pelas mudanças climáticas.

Entre as principais conquistas ambientais, destaca-se a redução do desmatamento nos biomas da Mata Atlântica e Pampa, conforme apontado no Relatório Anual do Desmatamento no Brasil 2023, elaborado pelo MapBiomas.

A Divisão de Flora da Sema aprovou a recuperação de 1,5 mil hectares por meio do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas. Além disso, foram investidos aproximadamente R$ 12 milhões em 17 Projetos Técnicos de Reposição Florestal Obrigatória. O orçamento da Sema para 2025 atingiu R$ 249,7 milhões, mais do que o dobro do valor de 2024, resultando em um crescimento de 103%. Esse expressivo aumento nos recursos reflete o reforço dos investimentos em ações ambientais e na adaptação climática.

Durante o evento, foram apresentadas as ações de todos os setores da Sema, incluindo as assessorias do Clima, de Educação para a Sustentabilidade, de Projetos, Técnica e de Comunicação, além dos departamentos de Biodiversidade, de Recursos Hídricos e Saneamento, de Energia, e de Mineração. Houve, ainda, a apresentação dos avanços da Fepam e da CRM. Os setores expuseram suas atividades e resultados, refletindo o empenho na implementação de políticas e projetos estratégicos voltados à sustentabilidade e recuperação ambiental.

Gestão de Respostas a Desastres e Enchentes

A Sema e a Fepam se mobilizaram durante as enchentes de maio, com ações emergenciais para ajudar as áreas afetadas. Além das normativas criadas para auxiliar na reconstrução, houve isenções de licenciamento ambiental para infraestruturas de transporte e a criação da Licença Única para empreendimentos impactados.

O presidente da Fepam, Renato Chagas, reconheceu o trabalho excepcional das equipes durante as enchentes, destacando a dedicação na reorientação das atividades da instituição, que priorizou ações emergenciais, como o uso de embarcações para resgates.

-
Chagas ressalta a atuação excepcional da Fepam durante as enchentes, destacando suas ações emergenciais e resgates. - Foto: Igor de Almeida

 Investimentos e Perspectivas para 2025

O planejamento para 2025 já está em andamento, com 22 projetos estratégicos aprovados. A continuidade de programas de educação ambiental, gestão de resíduos, energia limpa e inovação tecnológica será fundamental para enfrentar os desafios ambientais nos próximos anos. O Caderno de Propostas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2025 e o lançamento do Acordo de Resultados 2024, com 24 projetos monitorados, são iniciativas essenciais para o sucesso das ações planejadas.

Durante o evento, a secretária Marjorie destacou o alinhamento das ações da Sema ao Plano Rio Grande. Ela ressaltou que mais de 30% dos projetos estão diretamente relacionados à Sema.

Além da secretária Marjorie, participaram da mesa de abertura o secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli; o diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas; e o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Baretta.

 

Confira os dados na íntegra, neste link.

 

 

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura