Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e prefeitura de Barra do Quaraí assinam protocolo de intenções em prol do Parque Estadual do Espinilho

Publicação:

WhatsApp Image 2024 11 14 at 13 15 07
Nesta quinta-feira ocorreu a assinatura do protocolo de intenções entre a Sema e o município - Foto: Igor de Almeida/ Ascom Sema

Ao longo dessa semana, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) está participando do III Encontro de Áreas Naturais Protegidas do Rio Uruguai, que ocorre no campus Uruguaiana da Universidade Fedral do Pampa (Unipampa) até o dia 16/11.

Dentro da programação do Encontro, nesta quinta-feira (14/11) pela manhã, em Barra do Quaraí (RS), ocorreu a assinatura do protocolo de intenções entre a Sema, responsável pela gestão do Parque Estadual do Espinilho, localizado no município, e a prefeitura, para que Barra do Quaraí apoie a secretaria, em um esforço conjunto, em benefício do Parque Estadual do Espinilho. O objetivo é o fortalecimento da Unidade de Conservação do RS.

O secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, ressaltou a importância deste compromisso. “A cooperação permite que o município e a Sema unam esforços para implementar um sistema de gestão mais eficaz, adaptado às necessidades locais, fortalecendo o cuidado com este espaço natural e de grande relevância ecológica”.

Entre os objetivos do contrato firmado, estão a implementação do Subprograma de Conscientização Ambiental, que faz parte do Programa de Integração com a Comunidade, estabelecidos no Plano de Manejo do Parque Estadual do Espinilho, assim como o fortalecimento da gestão local do espaço no atendimento de desenvolvimento de atividades de educação ambiental, acolhimento de agendamentos de pesquisadores nacionais e internacionais, além de visitantes da Barra do Quaraí para atividades de interpretação ambiental.

Na ocasião, o prefeito da cidade, Maher Jaber, explicou que o município está passando por um plano de urbanização e o turismo ecológico de preservação é uma das apostas. Entre as ambições do município ao auxiliar à Sema, que é a gestora do Parque, é ajudar a dar visibilidade ao local que tem potencial turístico e de pesquisa.

“Precisamos entender e traçar planos para o público poder conhecer áreas de visitação, os estudantes se interessarem pelas áreas de pesquisa e, assim, dar visibilidade ao local respeitando o plano de manejo”, destacou Jaber.

De acordo com o prefeito, entre os futuros atrativos turísticos e culturais do município, está previsto a instalação de um museu de história natural do Bioma Pampa no Brasil, onde o diferencial do local será a curadoria da Unipampa, como gestora de pesquisa do local.

Parque do Espinilho

Criado em 1975 juntamente com outras sete áreas com o objetivo de proteger ecossistemas significativos da paisagem rio-grandense, o Parque Estadual do Espinilho foi ampliado em 2002 por meio do Decreto n° 41.440/2002, englobando áreas importantes para a conservação, incluindo parte do curso do arroio Quaraí-chico, até a sua foz com o rio Uruguai.

O Parque é importante para a conservação de uma formação vegetal que só ocorre na região (savane estepe e savana parque), com espécies características, como o espinilho (Acacia caven), o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis). Além da formação vegetal única, várias espécies da fauna estão associadas a esse tipo de formação, e dependem do Parque para a manutenção de suas populações.

Programação do evento

No sábado pela manhã, último dia do Encontro, ocorre a oficina “O turismo de observação de aves como agente indutor da preservação do patrimônio ambiental”, no Parque Estadual do Espinilho, coordenada pelo gestor do parque, Maurício Scherer.

Texto: Caroline Rodrigues
Edição: Cassiano Cavalheiro

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura