Segunda reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas é realizada na Expointer
Publicação:

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) promoveu a segunda Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC) dentro da programação da 45ª Expointer. O grupo, que tem como objetivos centrais discutir e desenvolver ações relacionadas à redução da emissão de gases de efeito estufa, debateu, nesta terça-feira (30/8), o tema as Ações pelo Clima na Cadeia Produtiva de Alimentos.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, presidente do fórum, destacou a relevância de discutir esses pontos durante o evento. "A feira se torna um lugar propício para discutir políticas públicas de mitigação, já que os dois principais emissores são o transporte rodoviário e a alteração do uso do solo, atividade ligada à agricultura”, disse Marjorie. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, destacou a união de todas as secretarias no desenvolvimento de políticas de Estado. “O Rio Grande do Sul é o maior polo de atividade sustentável produtiva do mundo, respeitando as normas ambientais vigentes. Trabalhamos pela segurança produtiva, buscando o desenvolvimento sustentável no qual o meio ambiente e o crescimento andam em paralelo, no entendimento da relação campo e cidade”, reforçou Lopes.
Após as falas de abertura, houve a aprovação da ata da primeira reunião ordinária. Na sequência, o evento contou com palestras de convidados de diversas entidades gaúchas e nacionais, em que foram apresentados sistemas federais de agricultura de baixo carbono e as iniciativas já realizadas no Estado.
Os representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentaram o programa ABC +, que busca promover a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário. Segundo a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Fabiana Alves, os maiores desafios do setor são as mudanças climáticas, as pressões sobre os recursos naturais e a perda de alimentos na produção, além da pobreza, da desigualdade e da fome.
O coordenador Nacional do Plano ABC+, Elvison Ramos, tratou sobre a integração lavoura-pecuária-floresta e a utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais de forma integrada, com o objetivo de otimizar o uso da terra e elevar os patamares de produtividade em uma mesma área. Conforme Rodrigo Moreira Dantas, coordenador de Gestão e Inteligência em Sustentabilidade do Mapa, “produção sustentável é produzir com alta eficiência, máxima produtividade e baixo custo, pois o produtor vive disso”. E o coordenador de sustentabilidade da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias, destacou que o setor agropecuário é o primeiro a ser impactado pelas mudanças climáticas.
Monitoramento
Os professores Mauro Schumacher, Debora Roberti e Rodrigo Jaques, Universidade Federal de Santa Maria, fizerem uma apresentação sobre o monitoramento de carbono em plantações. Também trataram sobre o balanço de carbono para a sustentabilidade dos ecossistemas gaúchos. O tema do chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, foi a redução das emissões de gases em bovinos.
Após as palestras, os membros do fórum acompanharam a demonstração de uma metodologia denominada Prova de Emissão de Gases (PEG), desenvolvida pela Embrapa, capaz de mensurar a emissão de gás metano em reprodutores bovinos de raças europeias.
• Compete ao FGMC o acompanhamento da implementação da Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas e a elaboração do Plano Estadual sobre Mudanças Climáticas, de acordo com as políticas públicas nacionais sobre o assunto, o estímulo das atividades e programas que visam a redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEEs) e o apoio à obtenção de financiamentos de programas relacionados à mudança climática.
Texto: Mariana Xavier/Secom
Edição: Secom