Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Secretaria do Meio Ambiente participa de encontro nacional de geoparques da Unesco

Publicação:

Secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, e secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, abriram o evento
Secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, e secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, abriram o evento - Foto: Divulgação/Sema

A secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, participou da abertura do 1º Encontro Brasileiro de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), neste domingo (04/06), em São João do Polêsine. O evento, realizado no Geoparque Quarta Colônia da Unesco, fez parte do 4º Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação.

“Encontros como esse são de extrema importância para o Estado, uma vez que mostram para o mundo a força dos nossos geoparques e o valor que temos a oferecer. Nos geoparques aliamos preservação, educação ambiental e desenvolvimento econômico regional”, destacou a secretária Marjorie.

No Rio Grande do Sul, dois Geoparques Mundiais da Unesco foram aprovados no mês de maio, durante a 216ª reunião do Conselho Executivo do órgão, em Paris. Foram homologados os geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul, na região Central. Com a decisão, o RS se tornou o estado com maior número de geoparques mundiais, com três homologações.

Participaram da abertura a assessora da Sema, Isa Carla Osterkamp, a coordenadora da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade, Mariela Secchi, e a chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Cátia Gonçalves. Também estavam presentes o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e representantes da Secretaria de Turismo.

A programação segue de segunda (5/6) a sábado (10/6), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, com a participação de outras pastas, como Turismo e Cultura. Estão previstos debates sobre práticas sustentáveis e a criação de uma comissão nacional de geoparques.
Para conferir o cronograma, clique aqui.

O Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação nasceu em 2014, a partir das parcerias de pesquisa entre a UFSM e a Universidade do Minho (Portugal), visando proporcionar um espaço acadêmico para a discussão das temáticas que envolvem a geoconservação com foco nos aspectos do patrimônio geomorfológico.

 

Geoparques gaúchos

Além dos geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul, outros três territórios no país são classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí).

Ainda há outro geoparque no Estado que busca o reconhecimento: Raízes de Pedra, também localizado na região Central.

De acordo com a Unesco, os geoparques mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais.

  

Texto: Jeferson Cardoso / Ascom Sema-Fepam

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura