Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

RS tem nova reunião na Aneel sobre implantação da UTE Rio Grande

Publicação:

Encontro teve como objetivo atualizar a Aneel com relação aos avanços das tratativas da implantação da UTE Rio Grande.
Encontro teve como objetivo atualizar a Aneel com relação aos avanços das tratativas da implantação da UTE Rio Grande. - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

O Governo do Estado, representado pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, teve uma nova rodada de reunião junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília. O encontro teve como objetivo atualizar a Aneel com relação aos avanços das tratativas relacionadas à implantação da Usina Termelétrica (UTE) Rio Grande.

“O encontro de hoje foi uma devolutiva da reunião do governador Eduardo Leite na semana passada com o Ministério do Minas e Energia, com o objetivo de destravar os investimentos da UTE Rio Grande. Esse é um importante empreendimento para o Rio Grande do Sul, na ordem de R$ 5,9 bi em investimentos”, reforçou a secretária.

Participaram do encontro o diretor-geral adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Roger Pozzi, o diretor de Energia da Sema, Rodrigo Huguenin, além de representantes da Cobra Brasil, empresa que assumiu o projeto.

A termelétrica vai possibilitar a operação de um terminal de gaseificação no Porto de Rio Grande e ampliar a oferta de energia no sul do Estado, além de atrair investimentos industriais para a região. As licenças ambientais que permitem a implantação do empreendimento foram emitidas em 2022 pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

“A emissão das licenças foi um passo importante que não pode ser perdido. Hoje necessitamos dessa energia, principalmente do gás, pra industrializar a região Sul do Estado e promover o desenvolvimento. A previsão é de geração de mais de dois mil postos de trabalho com o empreendimento”, pontuou Pozzi.

Para que o investimento ocorra, a Aneel precisa retirar o embargo feito ao projeto em 2017 devido a dificuldades da empresa que, na época, era responsável pela construção da termoelétrica e que não chegou a iniciar as obras.

O governo do Estado atua para resolver o impasse e já realizou uma série de reuniões em Brasília com a Aneel e com o Ministério de Minas e Energia, que reconheceu a importância deste empreendimento para o país.

*UTE Rio Grande*

O projeto da UTE Rio Grande prevê a implementação de uma central termelétrica no município de Rio Grande, a partir de um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). Com 1.238 MW de capacidade de produção de energia elétrica, poderá demandar até 5,5 milhões de m³/d de gás natural.

A UTE foi vencedora do Leilão de Energia Nova 06/2014, realizado em 2014 pela Aneel. A previsão de início do suprimento com a energia elétrica produzida era 2019. A usina teve a outorga extinta em 2017 por atraso no cronograma.

Texto: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura