Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Região Celeiro recebe mudas de árvores nobres

Publicação:

A Sema e a Rio Grande Energia (RGE) lançaram na manhã desta terça-feira (19/10), em Três Passos, região Celeiro do Estado, a segunda etapa da Campanha Árvores Nobres.

Serão distribuídas 20 mil mudas de louro, cedro, grápia, canjerana e caroba com o objetivo de aumentar a população destas espécies, proporcionando melhorias ao meio ambiente. As árvores nobres existem, atualmente, em quantidades reduzidas no Rio Grande do Sul, devido à exploração indiscriminada ao longo dos anos. Junto com um kit de quatro mudas diferentes entre as espécies selecionadas para a campanha é distribuída uma cartilha informativa para esclarecer a sociedade sobre a importância dessas árvores.

O gerente da Divisão Regional Noroeste da RGE, Sérgio Mezzomo, disse que visitando o interior do Estado se percebe que aquelas árvores que eram abundantes já não são mais encontradas. "Temos orgulho de viver em um Estado com qualidade de vida destacada no país e esse replantio de árvores nobres vai melhorar ainda mais essa qualidade", destacou Mezzomo.

O Agente Florestal da Sema em Santa Rosa, Cláudio Kroth, que esteve representando o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap/Sema), Amaro Robaina, destacou que a região Celeiro é essencialmente agrícola e as florestas foram dando lugar à cultura da soja. "Existe a necessidade de se proporcionar o aumento das matas e a recuperação da qualidade dessas áreas. Aí entra a importância da Campanha da Sema e da RGE", observou Kroth. Ele ainda falou que as espécies da campanha são de crescimento lento, "mas é preciso começar."

Representando o secretário estadual do Meio Ambiente, Adilson Troca, o Agente Florestal da Sema em Nova Prata, Carlos Costella, alertou que "se não preservarmos estaremos comprometendo a vida das gerações futuras, pois as árvores estão associadas à água, ao solo e ao ar." Costella ainda afirmou que as mudas plantadas hoje poderão proporcionar o surgimento de muitas outras árvores pela disseminação natural. Ele também lembrou que as nativas plantadas poderão ser utilizadas posteriormente, mediante licença do órgão ambiental, proporcionando benefícios econômicos e sociais.

A prefeita Zilá Maria Breitenbach falou que por conta do desmatamento indiscriminado hoje existe a necessidade de se correr atrás do prejuízo e citou ações que estão sendo desenvolvidas na região com o objetivo de recuperar danos ambientais. Ela também destacou a importância da parceria de entidades privadas com os municípios para ajudar a conscientizar as comunidades sobre a preservação ambiental. "Esta Campanha vai semear árvores nobres na região Celeiro", finalizou a prefeita.

Também estiveram presentes o promotor de Justiça, João Paulo Fontoura de Medeiros; o Comandante do Quarto Pelotão de Polícia Ambiental, capitão Vladimir Ribas; a responsável pela educação ambiental da Coordenadoria Regional de Educação, Cledi Menezes Glitzke, e prefeitos e representantes de 12 prefeituras da região.
Alunos da Escola Municipal Vali Elisa Hartmann apresentaram a peça de teatro "O casamento do arco-íris com a montanha de lixo", sob a direção da professora Marlei dos Santos.

Nesta quarta-feira ( 20/10) acontecerá o lançamento da Campanha Árvores Nobres em Júlio de Castilhos, na Câmara de Vereadores, às 10 horas.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura