Projeto da Sema sobre economia circular é tema de evento em Caxias do Sul

O projeto vem para fortalecer a coleta seletiva por meio de apoio às prefeituras e da logística reversa. - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

O projeto Rede de Inovação para a Economia Circular, que está em construção na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), foi tema de um evento realizado na noite desta segunda-feira (22/05), em Caxias do Sul. A iniciativa, que teve como tema Plano Estadual de Resíduos Sólidos, foi do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).

A apresentação ficou por conta de Luciano Cardone, diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema. No início da explanação, Cardone demonstrou um histórico do Estado com relação à gestão de resíduos sólidos, que teve sua regulamentação no ano de 1993. Já a Política Estadual de Resíduos Sólidos foi instituída em 2014.

Alinhada às políticas nacional e estadual, a Sema lançou, em 2023, o primeiro Plano Estadual de Saneamento Básico do Rio Grande do Sul.

Na sequência, o diretor apresentou dados relativos à coleta seletiva no Estado, revelando que 92% dos municípios gaúchos com mais de 200 mil habitantes contam com este tipo de serviço. Por outro lado, apenas 35% dos municípios com até cinco mil habitantes possuem coleta seletiva.

O projeto Rede de Inovação para a Economia Circular virá para fortalecer a coleta seletiva por meio de apoio às prefeituras e da logística reversa. O papel do Estado também será criar uma rede de articulação entre o setor industrial e os municípios, sobretudo os mais distantes.

“Queremos conectar as partes para aumentar o índice de reciclagem no Rio Grande do Sul. Neste momento, a Sema está fazendo uma série de visitas técnicas na Campanha e na Fronteira Oeste, para conhecer a realidade com relação à coleta e destinação dos resíduos sólidos. Já visitamos 11 municípios e identificamos que há uma grande produção de matéria prima, sobretudo material plástico, com um aproveitamento muito baixo”, salientou Cardone.

O painel contou com a participação da promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Anelise Steigleder, que tratou sobre o reaproveitamento de embalagens plásticas e competências da união, estados e municípios.

Após as apresentações, o espaço foi aberto para perguntas com mediação da engenheira sanitarista ambiental Vanessa Falcão. Estiveram presentes na plateia o técnico da Sema Luiz Nascimento, prefeitos, secretários municipais de meio ambiente, empresários e demais autoridades da região da Serra.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema