Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Programa de voluntariado da Sema abre inscrição para Parque do Tainhas

Publicação:

A publicação dos candidatos selecionados acontecerá no dia 08 de dezembro.
A publicação dos candidatos selecionados acontecerá no dia 08 de dezembro. - Foto: Mateus Menezes

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) está com inscrições abertas, até o dia 05 de dezembro, para o Programa de Voluntariado no Parque Estadual do Tainhas, nos Campos de Cima da Serra.  Ao todo, serão 42 vagas, com carga horária de seis horas por dia, divididas em três períodos:

  • 27 de dezembro de 2021 a 03 de janeiro de 2022;
  • 07 de janeiro a 08 de fevereiro de 2022;
  • 24 de fevereiro a 03 de março de 2022.

O público-alvo são pessoas que gostem de trabalhar em campo, tenham facilidade de comunicação, disposição física e estudantes de áreas correlatas. As principais atividades serão recepcionar os visitantes, aplicar questionário e tabular dados.

Os interessados podem acessar o formulário de inscrição, clicando aqui.

A organização utilizará como critério de seleção a análise de currículo, a avaliação da justificativa de participação, apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e, em alguns casos, poderá ser solicitada reunião por videoconferência. A publicação dos candidatos selecionados acontecerá no dia 08 de dezembro.

Os voluntários terão hospedagem em alojamento com quartos coletivos, respeitando o limite de 50% da capacidade devido às medidas de prevenção ao coronavírus. A sede possui cozinha e será oferecida alimentação básica, equivalente a uma refeição diária. Já o deslocamento será disponibilizado entre as bases (Porto Alegre - Parque Estadual do Tainhas ou São Francisco de Paula - Parque Estadual do Tainhas). Caberá ao voluntário levar máscaras de proteção individual e álcool em gel.

Ao final do Programa haverá a emissão de certificado com carga-horária e atividades realizadas conforme Termo de Adesão e Plano de Trabalho.

Sobre o Parque Estadual do Tainhas

O Parque Estadual do Tainhas é uma das Unidades de Conservação administradas pela Sema. A unidade foi criada com o objetivo de proteger os campos e as matas da região dos Campos de Cima da Cerra. Anualmente recebe um grande número de visitantes em suas principais atrações: o Passo do S e o Passo da Ilha.

Para saber mais sobre o Programa e acessar o novo edital, clique aqui.

Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura