Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Preparação do Estado para enfrentar eventos climáticos extremos será o foco do RS na COP28

Conferência do Clima da ONU inicia nesta quinta-feira (30), em Dubai

Publicação:

-
- - Foto: Manu Oliveira

O enfrentamento aos eventos climáticos extremos priorizando a proteção da vida será o tema central a ser levado pelos representantes do Governo do Rio Grande do Sul à Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28). O evento, que reúne autoridades mundiais nas discussões sobre o enfrentamento das mudanças climáticas, inicia nesta sexta-feira (30/11) e segue até o dia 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Durante 13 dias, milhares de pessoas, de diferentes nacionalidades, passarão pela Expo City, lugar escolhido para receber os visitantes desta edição. O governo gaúcho será representado pelo vice-governador, Gabriel Souza, que estará presente nos primeiros dias de evento.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, fará parte da comitiva e estará em Dubai, participando das discussões relacionadas ao clima, até o dia 10 de dezembro.

“Nosso objetivo em participar desses eventos é levar a realidade do Rio Grande do Sul, buscando apresentar as nossas cadeias produtivas e a conciliação entre desenvolvimento e preservação ambiental. Nos anos anteriores estivemos engajados em mostrar a nossa produção agropecuária sustentável. Neste ano, adicionamos a busca por alternativas de adaptação e de minimização dos impactos das mudanças climáticas”, pontuou Marjorie.

A programação do Rio Grande do Sul na COP28 inclui participações em painéis que tratarão sobre os biomas Pampa e Mata Atlântica, transição energética justa, ações diante dos eventos climáticos extremos e as estratégias de combate às mudanças climáticas (Proclima2050). O cronograma contará, ainda, com a participação em assembleias e mesas redondas, reuniões subnacionais e com bancos de fomento, anúncios e visitas técnicas.

O representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) na COP 28 será o engenheiro florestal e coordenador do Comitê Gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Rio Grande do Sul (Plano ABC+ RS), Jackson Brilhante, que levará para a conferência as ações e políticas que vêm sendo implementadas na agricultura gaúcha.

 “O Estado possui oito metas a cumprir até 2030 para o controle das emissões de gases do efeito estufa. Com isso, teremos uma expansão de 4,6 milhões de hectares com agricultura de baixo carbono e a mitigação de 75 milhões de dióxido de carbono equivalente (tCO2eq) com a adoção destas práticas agrícolas”, afirmou o coordenador do ABC+RS.

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) acompanharão o vice-governador nos primeiros dias da conferência. Além da Sema e da Seapi, farão parte do grupo integrantes Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O Rio Grande do Sul enviou representantes para a COP27, no Egito, e para a COP26, na Escócia, quando reafirmou o compromisso de neutralização das emissões de carbono até 2050.

Atendimento à imprensa

Veículos de imprensa que tenham interesse em receber mais informações e agendar entrevistas sobre a participação do Estado na COP28 podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sema pelo WhatsApp (51) 99949-9550.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura