Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque Itapuã realiza venda antecipada de ingresso

Publicação:

Farol de Itapuã por (Helton Brites)
Farol de Itapuã por (Helton Brites)

A partir desta quarta-feira (13) o Parque Estadual de Itapuã passa a realizar a venda antecipada de ingressos para visitação. As entradas para o final de semana podem ser adquiridas as quartas, quintas e sextas-feiras no Centro de Visitantes do parque no horário de funcionamento das 9 às 12h e das 13:30 às 17h.

Recentemente, no mês de janeiro foi ampliado para cinco, os dias da semana em que o parque fica aberto para visitação pública. Reconhecida por abrigar uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, vinculada a secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura passou a abrir de quartas a domingo.
O Parque Estadual de Itapuã fica no município de Viamão, a 57 Km de Porto Alegre. A visitação está aberta na Praia das Pombas, que tem capacidade para receber até 350 pessoas por dia. Não é permitido ingressar no parque com animais.

A Unidade de Conservação oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras, com vigilância. É necessário que o visitante leve seu próprio alimento. As churrasqueiras são disponibilizadas conforme a ordem de chegada. Além disso, é necessário levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no Parque, como lenha e gravetos.

O pagamento do ingresso é realizado somente em dinheiro, ao custo de R$ 17,09 por visitante, sendo que crianças de até 2 anos são isentas, crianças de 2 à 12 anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e estudantes com carteira nacional pagam meio ingresso.

Mais informações podem ser obtidas na sede do parque pelo telefone: (51) 3494-8083 ou pelo e-mail: cv-itapua@sema.rs.gov.br

Trilhas

O Parque conta com serviço de trilha que é realizado por condutores ambientais autônomos, capacitados para exercer a atividade e responsáveis pela condução de grupos em segurança nas trilhas de Itapuã.

As trilhas disponíveis são a da Onça, a trilha da Visão e a trilha da Fortaleza. Todas possuem a capacidade máxima de 15 pessoas e é obrigatório o uso de calçado fechado. Para realizar as trilhas é necessário agendar através do e-mail: condutoresitapua@gmail.com

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura