Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque de Itapeva preserva mata de restinga no Litoral Norte

Publicação:

O Parque Estadual de Itapeva, localizado em Torres, será oficialmente criado nesta quinta-feira (12/12). Em solenidade, às 14 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio, o Governador Olívio Dutra assinará o decreto de criação da nova unidade de conservação do Rio Grande do Sul.

A criação do Parque de Itapeva atende a uma antiga reivindicação de ambientalistas, especialmente porque a mata de restinga encontrada na área é o último remanescente de Mata Atlântica costeira no Estado. Inclusive o estudo "Diretrizes Ambientais para o Desenvolvimento dos Municípios do Litoral Norte", realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), aponta a mata de restinga encontrada em Torres como importante área para preservação permanente. A criação do Parque de Itapeva também foi reivindicada na Conferência Estadual do Meio Ambiente 2000 - Confema.

O Parque terá mil hectares e a área vai preservar dunas, mata de restinga e banhado, que vão da divisa do Parque da Guarita, em direção sul, até a antiga Estrada Interpraias, e na direção oeste até próximo à Estrada do Mar. Estarão situados dentro do Parque a Lagoa do Simão, o Camping de Itapeva e o Terminal Turístico. Ficarão fora dos limites da área protegida a faixa de praia e o Parque da Guarita, que pertence à Secretaria Estadual de Turismo, cuja administração é cedida para o Município de Torres.

Os objetivos do parque são a preservação dos ecossistemas lá encontrados, pesquisa científica, educação ambiental e visitação pública controlada. A elaboração do Plano de Manejo, que define critérios para utilização da área, deverá iniciar no próximo ano por técnicos da Sema.

Já há recursos previstos para a implantação da unidade de conservação, através de medidas de compensação ambiental pela duplicação da BR 101 e de convênio assinado no último mês de agosto entre o Governo do Estado, através da Sema, com o banco alemão KfW.

Segundo o diretor do Defap, Luis Felippe Kunz Jr., o Parque Estadual de Itapeva vai oportunizar empregos diretos e indiretos e estimular o turismo em Torres durante todo o ano, através de passeios em trilhas ecológicas, observação de fauna e flora, além de atrair pesquisadores "e tudo isso faz circular rendas no município."

O processo de definição dos limites do Parque envolveu duas consultas públicas e entendimentos com a prefeitura do município, câmara de vereadores, entidades ambientalistas e lideranças comunitárias e a área foi aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) no último mês de novembro.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura