Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Orgãos ambientais do Estado recebem homenagem de Berfran Rosado

Publicação:

1104382353.jpg
1104382353.jpg
O deputado Berfran Rosado (PPS), ao ocupar o período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (18), homenageou os órgãos ambientais do Estado - Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Fundação Zoobotânica. Os objetivos da homenagem, conforme Berfran, foram de destacar a importância da questão ambiental, chamar a atenção do Parlamento gaúcho para a necessidade de fortalecer ainda mais os órgãos governamentais do Estado que tratam da questão e apresentar aos deputados os servidores destes órgãos que têm contribuído para a gestão ambiental do RS.

Enfatizando que "a sustentabilidade é fundamental, decisiva e orientadora das nossas vidas", Berfran disse que os organismos estatais "atuam para harmonizar a geração de empregos com a necessidade de proteger os recursos naturais e a biodiversidade".

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi criada há 11 anos, a Fepam já existe há 20 anos e a Fundação Zoobotância completou 38 anos de existência, promovendo a pesquisa, educação ambiental e lazer a partir do Zoológico em Sapucaia do Sul e do Museu de Ciências Naturais, completando o sistema de proteção ambiental. "Uma estrutura que busca se consolidar ao longo do tempo para enfrentar o desafio de compatibilizar iniciativas produtivas, geração de empregos e a proteção ambiental", assinalou Berfran.

O deputado que ocupou o cargo de secretário do Meio Ambiente do governo estadual disse que conheceu a qualidade técnica dos órgão e aprendeu muito com os servidores. "Apesar dos problemas e dificuldades, conseguimos mais 126 servidores para a Fepam, que tem a responsabilidade de licenciar as atividades produtivas que podem causar impacto no meio ambiente, a partir da licença ambiental, um estudo técnico e consistente. A Fepam recebeu também mais equipamentos, autonomia financeira e melhoria salarial".

Berfran afirmou que a estratégia adotada pelo governo do Estado é ampliar o processo de compartilhamento de responsabilidades com as demais esferas de poder. "Mais de 250 municípios estão fazendo gestão de impacto ambiental. Teremos uma lei ambiental e um fundo ambiental em cada município, compondo uma poderosa rede de proteção juntamente com o Conselho Estadual de Meio Ambiente".

Ele encerrou a homenagem afirmando que "esta responsabilidade é da sociedade, do poder público, e posso garantir que o Parlamento deverá avançar muito nesta questão. É minha obrigação chama-los para esta rede, missão que está posta para toda a nossa sociedade, para toda a nossa nação". O secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto e o adjunto Niro Afonso Pieper, além dos diretores da Sema, da Fepam e da FZB e funcionários prestigiaram a homenagem.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura