Logística reversa é tema de painel com participação da Sema no Gramado Summit
Publicação:
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) marcou presença, nesta quinta-feira (11/4), no Gramado Summit, evento de inovação correalizado pelo governo do Estado que acontece no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado. No estande da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, foi uma das palestrantes em um painel que debateu o tema da economia circular.
Marjorie relembrou os avanços em logística reversa já implementados pelo Rio Grande do Sul. Um deles relacionado à destinação de baterias de chumbo-ácido. O termo de compromisso para operacionalização do sistema de logística reversa foi renovado no início de abril.
Outro marco consta na Resolução Consema 500/2023, que definiu as diretrizes para implantação e implementação de sistemas de logística reversa de embalagens em geral no Rio Grande do Sul. Está em andamento, ainda, a construção de uma instrução normativa que trata da implementação de um sistema de logística reversa no Estado.
“A logística reversa é a alma da sustentabilidade. O governo do Estado já desenvolveu uma série de instrumentos que preveem incentivos e monitoramento, mas também é importante conhecermos o lugar e a importância da educação ambiental nesse contexto”, lembrou a secretária.
Marjorie destacou três projetos em que a educação sobre o meio ambiente e a sustentabilidade têm papel de destaque. Um deles está inserido no RS Seguro. A Sema atua em programas de qualificação dos territórios e das pessoas oferecendo capacitação para a destinação correta do óleo de cozinha, dos eletrônicos e do vidro.
Outras duas iniciativas que correlacionam as pautas da logística reversa e da educação são a Vidro Vira Vidro, uma parceria entre a empresa Verallia e o governo do Estado que prevê o recolhimento e destinação de vidro, matéria prima 100% reciclável, e o lançamento, no 7º Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, de um eixo do Programa de Educação Ambiental Colaborativo sobre educação comunitária em eventos climáticos extremos.
Participaram do painel: Annelise Steigleder, promotora de Justiça em Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, e Potira Moura, educadora social e artesã do grupo As Valentina's, que produz roupas e bolsas a partir de produtos reutilizados.. A mediação foi deita por Cristiane Bandeira, secretária de Meio Ambiente de Gramado.
Gramado Summit
Criado em 2017, o Gramado Summit teve sua primeira edição focada em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o tempo, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e um público mais amplo para as discussões apresentadas em palestras.
Em 2023, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. Para 2024, na sétima edição, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes. O evento termina nesta sexta-feira (12/4).
Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom