Integrantes da Abema têm visitas técnicas a cânions, litoral e parque eólico

Central de monitoramento do Complexo do Parque Eólico de Osório.
Integrantes da Abema conheceram a Central de monitoramento do Complexo do Parque Eólico de Osório. - Foto: Ascom Sema/Fepam

As últimas agendas técnicas dos representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema) no Rio Grande do Sul contaram com visitas a parque eólico, geoparques e cânions.

Com 148 aerogeradores, abastece mais de 1,5 milhão de pessoas.
Grupo conheceu detalhes do empreendimento, que conta com 148 aerogeradores. - Foto: Sofia Alonso/Ascom Sema-Fepam

No domingo (7/8) à tarde, os secretários de Estado do Meio Ambiente e presidentes de fundações e autarquias do país conheceram o Complexo do Parque Eólico de Osório, licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). As atividades do empreendimento, da empresa Enerfin, se iniciaram em 2007. Com 148 aerogeradores, é um dos maiores complexos eólicos do Brasil, abastecendo mais de 1,5 milhão de pessoas.

Pela manhã, o grupo esteve em Torres, no litoral Norte, onde foi possível conhecer o Parque Estadual da Guarita e suas formações geológicas e o Parque Itapeva, Unidade de Conservação administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente RS (Sema), além de outros pontos de conservação e históricos da cidade.

Parque Itapeva (dunas à direita), uma das Unidades de Conservação administradas pela Sema.
Parque de Itapeva (dunas à direita), uma das Unidades de Conservação administradas pela Sema. - Foto: Ascom Sema/Fepam

A secretária da Sema RS, Marjorie Kauffmann, explicou como acontece o licenciamento das áreas litorâneas e suas faixas de areia. O diretor de Biodiversidade da secretaria, Diego Pereira, e o oceanólogo da prefeitura, Geraldo Lima, participaram fornecendo informações técnicas. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, acompanhou as agendas.

Já no sábado (6/8), os representantes dos Estados foram recebidos na Casa do Turista de Cambará do Sul, na Serra. Sônia Kinker, gestora do Núcleo de Gestão Integrada Aparados da Serra Geral, guiou o grupo pelos Cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

O Parque Nacional dos Aparados da Serra foi a primeira Unidade de Conservação do país a ser concedida para uso público. - Foto: Ascom Sema/Fepam

O Parque Nacional dos Aparados da Serra, com 13 mil hectares, foi a primeira Unidade de Conservação do país a ser concedida para uso público. A concessão aconteceu em outubro de 2021 para a empresa Urbia, que realizará melhorias como criação de trilhas, implantação de restaurantes e banheiros, atividades de aventura e infraestrutura de acesso. Segundo a Marjorie, essa concessão servirá de modelo para outras iniciativas do tipo no Brasil.

Mais agendas no RS

Na tarde de sexta-feira (5/8), os representantes da Abema foram recebidos no Olivas de Gramado, empreendimento de olivicultura inaugurado de 2019. O projeto tem Estação de Tratamento de Efluentes, compostagem, incentivo à Educação Ambiental, trilhas ecológicas e identificação de espécies nativas.

A programação na região contou, ainda, com uma palestra sobre parques urbanos na Câmara de Vereadores de Gramado e uma visita técnica ao SkyGlass, em Canela, plataforma de vidro implantada em uma área privada dentro de uma Área de Proteção Permanente (APP).

Já na quinta-feira (4/8), o grupo conheceu a linha de produção da fábrica da Tramontina, em Carlos Barbosa, e a cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, dois empreendimentos licenciados pela Fepam. Na quarta-feira (3/8), aconteceu a 109ª Reunião Ordinária da Abema, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a participação, virtual ou presencialmente, dos representantes de todos os estados e do Distrito Federal.

As reuniões da Abema acontecem mensalmente, de forma on-line ou presencial. A programação no Rio Grande do Sul foi coordenada pela Sema e pela Fepam. O próximo encontro presencial está previsto para acontecer no mês de dezembro, em Natal, Rio Grande do Norte.

Abema

É uma associação civil de direito privado sem fins econômicos. Representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, está presente nos 26 Estados e Distrito Federal. A Abema reúne as 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema-Fepam