Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Ibama inaugura plataforma de ensino a distância para uso do Sinaflor

Publicação:

sinaflor foto capa logo ok
sinaflor foto capa logo ok

O Ibama inaugurou na quinta-feira, 14, em Porto Alegre, plataforma de Ensino a Distância (EaD) para capacitar empreendedores (público em geral que requer autorização para manejo de vegetação nativa), responsáveis técnicos e servidores de órgãos ambientais a operar o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). Os usuários poderão acessar, em computadores ou celulares, material didático em formato PDF e videoaulas, além de biblioteca virtual com materiais auxiliares, manuais e documentos necessários à operação do sistema. A inscrição nos cursos e o uso da plataforma são gratuitos. Ao concluir a aprendizagem, o usuário receberá um certificado de participação emitido pelo Ibama.

“O Sinaflor foi desenvolvido pelo Ibama para impedir fraudes e fortalecer o comércio legal de produtos florestais no país. Permite o rastreamento de toda a cadeia produtiva da madeira, garante transparência no controle da origem dos produtos florestais e oferece segurança à transferência de créditos para o sistema do Documento de Origem Florestal (DOF)”, diz o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, João Pessoa Moreira.

Para o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, a plataforma vai auxiliar na qualificação dos 489 municípios envolvidos com o Sinaflor. “Queremos trabalhar as informações de forma integrada, em âmbito municipal, estadual e federal. A ferramenta é importante para o projeto do Rio Grande do Sul, na unificação e qualificação de uma base de dados que permita o uso pleno de tecnologia a favor do cidadão”. O secretário ressalta a importância da adoção da ferramenta pelos municípios, uma vez que a instrução normativa 04/2019 estabelece prazo até julho deste ano para uso obrigatório, em âmbito nacional, do Sinaflor em todas as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

A elaboração do conteúdo e a instalação da estrutura necessária para os cursos foram realizadas com recursos do GEF (Global Environment Facility, na sigla em inglês), fundo criado durante a Conferência das Nações Unidas Rio 92 e administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Acesse a ferramenta EAD aqui.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura