Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Histórico

Imagem da área do Jardim Botânico com as ávores ainda pequenas.
Área do Jardim Botânico com as árvores ainda pequenas. Registro da década de 1970 - Foto: Foto: Arquivo FZB

Em 1953, foi aprovada a lei nº 2136 que destinava uma área de terra para criação de um Jardim Botânico na cidade de Porto Alegre. Na época, o governador Ildo Meneghetti criou uma comissão para propor a concepção inicial do parque. Tal estudo foi apresentado em 1956, sendo que o Irmão Teodoro Luis foi nomeado para dirigir os trabalhos de implantação.

Em 10 de setembro de 1958 o Jardim Botânico foi aberto ao público.

Em 1962, foi inaugurada, pelo então governador Leonel Brizola, a primeira casa de vegetação destinada a abrigar a coleção de Cactos.

Em 1974, o Jardim Botânico passou a ser administrado pela Fundação Zoobotânica junto com outras áreas de conservação do Estado. A partir deste ano estabeleceu-se o foco do trabalho nas plantas nativas do RS. Com o incremento das expedições de coleta houve a implantação de novas áreas com coleções contemplando famílias botânicas e formações vegetais do Estado.

Em 1988 foi inaugurado o Núcleo de Educação Irmão Teodoro Luis em homenagem ao primeiro administrador do Jardim Botânico. O espaço foi concebido para atender aos visitantes e promover atividades educativas.

A partir de 1997 foram construídas instalações para abrigar a sede administrativa, o Banco de Sementes e o setor de apoio e infra-estrutura. Também foram construídas casas de vegetação para as coleções de cactos, orquídeas e bromélias.

Em 2003, por meio da Lei nº11.917, o Jardim Botânico foi considerado como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente é considerado como um dos cinco maiores jardins botânicos brasileiros possuindo um acervo significativo da flora regional.

Para saber mais do histórico do parque consulte o “Guia do Visitante” e o livro “50 anos conservando a Flora Gaúcha”.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura