Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Governo RS se torna membro de coalizão internacional sobre Mudanças Climáticas

Publicação:

Coalizão, que conta com a adesão de outros Estados, fortalece a implantação da Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas.
Coalizão, que conta com a adesão de outros Estados, fortalece a implantação da Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas. - Foto: Divulgação

O governador Eduardo Leite assinou, nessa semana, o Memorando de Entendimento (MdE) de Liderança Climática Global da Under2 Coalition. Uma coalizão de governos subnacionais que visa alcançar a mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). O documento é uma espécie de acordo entre as partes que indica interesses e alinhamentos em comum.

A coalizão, que conta com a adesão de outros Estados, fortalece a implantação da Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas e reforça o compromisso com a redução de emissões de GEEs para que o aquecimento global não supere 1,5ºC, como prevê o Acordo de Paris. Além disso, o documento apresenta uma lista de áreas de ação específicas para a cooperação e coordenação conjunta nas áreas de energia, indústria, transporte e uso da terra.

“Essa aliança vai ao encontro do compromisso firmado pelo governo do Rio Grande do Sul quando esteve presente na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em 2021, na Escócia. Reduzir a emissão de gases de efeito estufa é cada vez mais necessário, tendo em vista o aquecimento global”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.

O documento sugere, ainda, que as partes aproveitem de políticas, mecanismos de financiamento e incentivos econômicos para reduzir as emissões e aumentar a resiliência da infraestrutura ao aumento dos impactos climáticos.

Outras ações pelo clima

O governo do Estado anunciou a destinação de R$ 193,2 milhões de reais para o Avançar na Sustentabilidade. O programa prevê o incentivo às energias limpas e renováveis, o desenvolvimento sustentável, a recuperação do patrimônio ambiental, a redução do impacto ambiental no uso da terra e as boas práticas para combater as mudanças climáticas.

Durante o lançamento, em janeiro, o compromisso foi reforçado através da adesão às campanhas "Race to Zero" e "Race to Resilience". As iniciativas têm o objetivo de caminhar na direção de uma economia de carbono zero, com emissões líquidas de CO2 nulas até 2050.

Outra mobilização de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, foi a criação, em 2020, de um Grupo de Trabalho (GT) sobre mudanças climáticas, que busca reunir dados, identificar atividades de maior emissão e desenvolver estratégias que contribuam para minimizar as mudanças climáticas.

Além disso, o Estado se prepara para reativar o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas, que irá integrar os diversos setores da sociedade no debate sobre o tema.

Texto: Duda Romagna, com supervisão de Vanessa Trindade

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura