Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Governo reformulará edital de concessão para o Zoológico de Sapucaia

Publicação:

Diante da falta de interessados, governo irá reestruturar edital de concessão do parque - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Diante da falta de interessados, governo irá reestruturar edital de concessão do parque - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Estado, por meio da Subsecretaria Central de Licitações (Celic), confirmou, na manhã desta segunda-feira (7/10), que não houve empresas interessadas na concessão do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.

A licitação, publicada no Diário Oficial em 22 de agosto, foi aberta a empresas nacionais e internacionais. O processo de concessão do parque envolveu técnicos das secretarias de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e parcerias.

O estudo de viabilidade foi elaborado pela consultoria KPMG/Manesco/Planos em contrato firmado no governo anterior. Conforme a modelagem apresentada, o investimento privado precisaria ser de R$ 59 milhões, por um período de concessão de 30 anos, sendo que 70% das obras deveriam estar prontas em até três anos.

Além disso, o vencedor da concessão deveria manter o valor do ingresso da visitação em R$ 15 e promover a modernização do local. Para ampliar a receita, a empresa vencedora poderia investir em novas atrações.

O patrimônio formado pelos imóveis, móveis, benfeitorias, instalações e acervo integrantes dos bens, cuja preservação e proteção são de interesse público em razão do valor ambiental, científico e paisagístico, ficariam sob gestão da Sema. O ganhador da licitação seria quem oferecesse a maior outorga.

O governo seguirá com a busca por parceiros da iniciativa privada para a administração do parque.  Entretanto, diante da falta de propostas, o corpo técnico do governo avaliará algumas premissas da modelagem para republicação do edital, ainda sem data prevista.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SGGE

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura