Governo do RS entrega licenças para construção de usina hidrelétrica no Vale do Taquari?
Publicação:
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) entregou, nesta sexta-feira (30), duas licenças ambientais para a Cooperativa Certel. Uma delas foi a Licença de Instalação (LI), emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que autoriza a implantação da hidrelétrica Bom Retiro, no Rio Taquari. O outro documento foi a Licença Prévia (LP) referente a Linhas de Transmissão (LTs).
A hidrelétrica Bom Retiro será a maior já construída pela cooperativa, que já possui quatro usinas hidrelétricas e três usinas fotovoltaicas em operação no Estado. Com capacidade de vazão de 440 metros cúbicos por segundo e potência de até 35 megawatts, atenderá 100 mil pessoas, beneficiando cerca de 40 municípios localizados na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
O investimento será de aproximadamente R$ 250 milhões. A obra, prevista para iniciar em 2023, deve ser concluída em três anos e gerar 500 empregos.
“O Rio Grande do Sul tem um grande potencial em geração de energia. Vamos aproveitar esse potencial, produzindo energia limpa e sustentável. Essa é uma obra muito importante para o nosso Estado e que respeitará o meio ambiente, já que todos os requisitos ambientais foram atendidos”, pontuou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
A estrutura aproveitará as instalações da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, entre os municípios de Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul. Inaugurada na década de 70, era utilizada apenas para a navegação. Agora, haverá o aproveitamento da sua queda d’água de 10 metros de altura para a produção de energia elétrica.

A casa de máquinas, que abrigará os equipamentos responsáveis pela geração de energia, será instalada na margem que pertence a Cruzeiro do Sul, e as LTs conectarão a hidrelétrica à subestação da Certel na cidade de Estrela.
A entrega das licenças aconteceu no gabinete da Sema. Estiveram presentes o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, e demais diretores da cooperativa.
Texto: Ascom Sema/Fepam
Edição: Secom