Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fiscalização inibe crimes ambientais na zona de vida silvestre da APA do Banhado Grande

Publicação:

O Setor de Fauna da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Grupamento Ambiental da Brigada Militar de Osório e a equipe da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande realizaram uma operação de fiscalização nesta sexta-feira (19) e sábado para combater crimes de caça e pesca predatória. A ação ocorreu nos banhados Chico-lomã e Pachecos, localizados nos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Os locais fazem parte da Zona de Vida Silvestre da APA do Banhado Grande.

A operação resultou na captura de infratores ambientais e apreensão de equipamentos. No total, foram recolhidos cerca de 700m de redes de malha proibida, oito armadilhas para captura de jacarés, além de armas de fogo e outras armadilhas utilizadas para caça e pesca predatória, como espinhel, linha de espera e mundell. O procedimento é parte do trabalho continuado de proteção dos banhados e da biodiversidade.

Para pescadores amadores é permitido apenas a pesca com linha de mão e caniço. Os demais petrechos de pesca são permitidos apenas para pescadores profissionais. Além disso, na APA do Banhado Grande a pesca com rede e espinhel é proibida. A caça e a coleta ilegal de animais silvestres nativos é crime em todo o território brasileiro, passíveis de multa e reclusão.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura