Fepam debate a qualificação dos laboratórios de análises ambientais
Publicação:
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realiza no próximo dia 23 de agosto workshop para debater as exigências de acreditação e reconhecimento dos laboratórios de análises ambientais do Estado, conforme prevê a nova portaria nº 029/2017, que trata da amostragem de diferentes matrizes ambientais.
O regramento exige que os laboratórios que executam ensaios físicos, químicos, biológicos e atividades de amostragem em quaisquer matrizes ambientais possuam Certificado de Cadastro de Laboratório para Análises Ambientais em conformidade com os parâmetros previstos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), e que seguem os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, com reconhecimento junto à Rede Metrológica RS.
Para a Fepam, a qualificação que atesta a competência técnica para a realização destas tarefas é fundamental considerando a necessidade da excelência da exatidão nas ações de monitoramento do meio ambiente, uma vez que estes resultados embasam as análises dos técnicos nos processos de licenciamento ambiental.
O painel de abertura será apresentado pela engenheira química da Fepam chefe da Divisão de Controle da Poluição Industrial Fabiani Vitt Tomaz, que apresentará os aspectos gerais da nova Portaria, com destaque a certificação e reconhecimento dos procedimentos de amostragem e análises laboratoriais.
O evento é promovido em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e acontecerá no auditório do BRDE (Rua Uruguai, 155). As inscrições podem ser feitas pelo site www.abes-rs.org.br.