Federacite renova convênios para incentivar desenvolvimento da pecuária gaúcha
Publicação:

A Federação dos Clubes de Integração e Trocas de Experiências (Federacite) renovou nesta segunda-feira (29/08), durante a 34ª Expointer, a parceria com Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e secretarias de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e de Meio Ambiente. O ato reafirma a união entre a extensão rural, entidades de classe, pesquisa e Governo Estadual pelo desenvolvimento da pecuária gaúcha. Para apoiar esta iniciativa, o presidente da Federacite, Carlos Roberto Simm, lançou, ainda durante o ato, o 19º livro da entidade, que aborda a Sustentabilidade como Fator de Competitividade em Sistemas Agropecuários.
Para o presidente da Emater/RS, Lino De David, esta parceria demonstra que é possível se construir uma ação conjunta para o desenvolvimento da pecuária gaúcha. "A extensão rural apóia fortemente essa forma de intercâmbio horizontal entre os produtores", disse. Além do presidente da Emater/RS, firmou o termo de cooperação técnica com a Federacite o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, e assinaram protocolo de intenções a secretária de Meio Ambiente, Jussara Cony, o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Cláudio Fioreze, e o presidente do sistema Farsul, Carlos Sperotto.
Na ocasião, Jussara Cony também destacou a importância de parcerias estratégicas e disse que "é fácil falar em desenvolvimento, mas temos que estabelecer parcerias certas, como estas, para que o desenvolvimento seja de fato sustentável".
A Federacite reúne os Cites, Clubes de Integração e Troca de Experiências, onde produtores se associam voluntariamente para, através do diálogo e do apoio técnico, qualificarem sua produção. Atualmente existem 123 Cites no Rio Grande do Sul, com envolvimento de 1.400 produtores. "Temos o espírito da coletividade, trabalhamos juntos e precisamos do apoio técnico de todas as instituições para evoluirmos cada vez mais", afirmou o presidente da entidade, Carlos Simm.
Ele disse ainda que o foco da Federacite é o emprego das boas práticas agropecuárias como ferramenta para se qualificar a carne produzida no Rio Grande do Sul. "Nosso ponto forte é a genética, mas ainda temos que investir em questões como sanidade e produção", ponderou Simm. Segundo o presidente da entidade, o livro lançado nesta segunda-feira e a renovação das parcerias entre as instituições vêm para chancelar o desafio lançado pelo Governo Estadual de se produzir no Rio Grande do Sul a melhor carne do mundo - afirmação respaldada pelo secretário adjunto da Seapa. "Juntando os esforços tenho certeza de que, se ainda não temos a melhor carne do mundo, chegaremos lá", disse Fioreze.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer
Jornalista Patrícia Strelow
Foto: Katia Marcon