Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Estado lança Roadmap Climático no South Summit Brazil 2024

Publicação:

Foto dos três palestrantes sentados no palco em frente ao painel com a apresentação sobre o Roadmap Climático
Plataforma digital busca mapear e monitorar ações de enfrentamento às mudanças climáticas adotadas nos municípios gaúchos - Foto: Ariel Engster/Ascom SOP

No primeiro dia de South Summit Brazil 2024, em Porto Alegre, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), lançou uma plataforma digital que busca mapear e monitorar ações de enfrentamento às mudanças climáticas adotadas nos municípios gaúchos: o Roadmap Climático. O investimento será de R$ 2 milhões, por parte do governo, somados a R$ 125 mil oriundos de financiamento internacional. 

Participaram do painel o secretário-adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, a coordenadora da Assessoria do Clima, Daniela Mueller de Lara, e o diretor de Negócios da Codex, Venicios Santos. 

“O lançamento dessa ferramenta, que está em desenvolvimento, vai ao encontro da agenda ProClima2050. Ela está diretamente vinculada ao compromisso do Estado de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e neutralizar a totalidade das emissões até 2050”, destacou Marcelo.

Conforme a coordenadora da Assessoria do Clima, o Brasil é o quinto maior emissor de gases de efeito estufa e o Rio Grande do Sul se encontra na sétima posição. A ideia é que o Roadmap Climático funcione como uma plataforma de integração de dados que possam subsidiar e orientar o desenvolvimento de políticas públicas frente a esse cenário.  

“Nós acreditamos que a governança acontece de duas formas: multinível e multisetorial. O principal propósito é permitir que as ações dos municípios contribuam para a meta coletiva relacionada às emissões”, explicou Daniela Lara.

Os municípios encontrarão na plataforma formulários temáticos, elaborados por técnicos, com uma modelagem que leva em conta indicadores de vários temas, buscando gerar uma robusta rede de dados e auxiliando na tomada de decisão.

Como parte do projeto, a Sema propôs a criação de comissões municipais e, atualmente, 98% das cidades gaúchas já estão com esses grupos constituídos no âmbito do ProClima2050. O primeiro encontro dessas comissões ocorrerá em maio, quando a Sema apresentará a plataforma e os projetos desenvolvidos pelo Estado. A previsão de conclusão do projeto é 2025. 

Etapas do projeto

  • Promoção das ações de governança multinível e criação das comissões municipais;
  • Contrato com o financiador internacional;
  • Desenvolvimento da ferramenta tecnológica;
  • Mapeamento de iniciativas de mitigação;
  • Orientação e definição de estratégias; 
  • Monitoramento do progresso. 

Texto: Joyce Heurich/Ascom Sema
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura