Espécies de cervo-do-pantanal são encontradas no Banhado dos Pachecos

Blastocerus femea a4.JPG
Espécie de fêmea de cervo-do-pantanal encontrada no Banhado dos Pachecos

O Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral pertencente ao Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta uma área de 2.543,47 hectares, situando-se na localidade de Águas Claras, município de Viamão. No seu entorno localiza-se o Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais "Filhos de Sepé", o maior do Estado. Na área do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos matas de restinga, matas paludosas e a vegetação campestre associam-se à paisagem dos banhados formando um belo mosaico. A área abriga uma fauna bastante diversificada e nela são encontradas diversas espécies raras ou ameaçadas de extinção em escala regional ou mundial.

No entanto, o que pouca gente sabe é que o Refúgio faz jus ao nome, pois esconde em sua área a última população de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) ainda existente no Estado do Rio Grande do Sul. Esta espécie exuberante é o maior dos cervídeos sul-americanos, e um dos maiores mamíferos terrestres do Brasil. Sendo as áreas inundáveis os ambientes prefencialmente utilizados pelo cervo-do-pantanal, o Refúgio Banhado dos Pachecos oferece as condições favoráveis para sua sobrevivência. O único estudo realizado sobre a espécie na área do Refúgio, realizado na década de 1980, sugeria que a população estava reduzida a pouquíssimos indivíduos. Anos se passaram sem que qualquer nova informação sobre a população de cervos na área fosse obtida, existindo dúvidas se os animais já estariam extintos no local, e assim, em todo o Estado.

A partir de outubro de 2009, o Biólogo André Osorio Rosa, atual Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, iniciou um trabalho de monitoramento da fauna de mamíferos de médio e grande porte nas trilhas da Unidade de Conservação, através da identificação de rastros e outros vestígios deixados pelos animais. No desenvolvimento desse trabalho, notou-se que as pegadas de cervo eram frequentes na área do Refúgio, e embora ainda nenhum animal tivesse sido observado, confirmava-se que os animais ainda existiam na área. A partir de outubro de 2010, foram instaladas duas armadilhas fotográficas em uma das trilhas do Refúgio do Banhado dos Pachecos. Essas câmeras são câmeras fotográficas acionadas por um sensor de infravermelho, sendo disparadas automaticamente na presença de qualquer animal que passe em sua frente. De maneira surpreendente, as câmeras logo revelaram imagens do cervo-do-pantanal, demonstrando a ocorrência de machos e fêmeas em bom estado de saúde. Dessa forma, demonstra-se a importância do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos para a conservação numa escala regional desta carismática espécie que se destaca como um dos maiores mamíferos terrestres do Brasil.

Fotos: André Osório Rosa