Encontro entre Secretarias do Meio Ambiente debate políticas públicas para defesa da Mata Atlântica
Publicação:
Os representantes das Secretarias do Meio Ambiente de 17 estados que estão inseridos no bioma Mata Atlântica estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (27/05) em uma videoconferência. Cada participante pode apresentar as iniciativas desenvolvidas com o objetivo de preservar e garantir a recuperação do ecossistema. A reunião foi promovida na data em que é celebrado o Dia da Mata Atlântica.
O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, representaram o Rio Grande do Sul no encontro. Artur reforçou a necessidade na qualificação da legislação ambiental a nível nacional e ressaltou ações que contribuíram para os avanços no Estado, como a atualização do Código Estadual do Meio Ambiente, sancionado em janeiro deste ano.
O novo coronavírus foi outro destaque da reunião. Artur ressaltou a importância dos governadores atuarem de forma conjunta com o Governo Federal para garantir a continuidade das políticas ambientais em meio à pandemia. “É importante salientar que o nosso Estado conta com o apoio do governador e de empreendedores para avançar com agenda de valorização e regularização fundiária de Unidades de Conservação (UCs), onde há fomento a pesquisas e ativos ambientais de forma geral, levando à ampliação do apoio social às áreas protegidas”, disse.
No RS, a redução do desmatamento chegou a 15% no período 2018-2019 comparado com 2017-2018. A informação está no Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. No entanto a diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, lembrou do compromisso de cada estado em zerar o desmatamento ilegal e ampliar a regeneração.
O encontro, que acontece desde 2015, é promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, sendo uma das formas de apresentar soluções que possam ser adotadas em múltiplos estados, mantendo a conexão em benefício do patrimônio nacional.
Texto: Bárbara Corrêa
Edição: Vanessa Trindade