Encontro debate ações para agenda do clima financiadas pela União Europeia
Publicação:
Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) participaram nesta quinta-feira (07/01) de uma reunião para avaliar a possibilidade de participação no projeto Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA). A iniciativa, da União Europeia (UE), tem o objetivo de implementar ações para o fortalecimento da agenda climática junto aos estados.
O encontro foi o primeiro relacionado ao Acordo de Paris e abre possibilidade para que o Rio Grande do Sul siga desenvolvendo iniciativas para reduzir as mudanças climáticas. Durante a reunião, foram apresentados alguns dos projetos já em andamento na área ambiental do Estado, como o Campos do Sul e o Revitalização de Bacias Hidrográficas.
Para o secretário da Sema, Artur Lemos Júnior, a oportunidade abre portas para prosseguir o trabalho desenvolvido pela atual gestão. “Em 2020 a agenda climática esteve em foco na Secretaria. Essa reunião traz uma grande possibilidade de desenvolver novas ações, sustentáveis e de combate às mudanças climáticas, que dialoguem com o grande potencial que o nosso Estado possui”, reforçou o secretário.
O projeto, que é financiado pela UE e também recebe apoio do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha (BMU), tem três metas principais: facilitar o diálogo e a adoção de boas práticas, avançar com investimentos e inovação para atingir os objetivos do Acordo de Paris, bem como contribuir para a sensibilização da sociedade quanto aos desafios e oportunidades. No Brasil, um dos parceiros é o Centro Brasil no Clima (CBC). A próxima etapa já está em andamento e consiste na elaboração de dados e propostas que serão apresentadas em reunião junto à União Europeia, que irá analisar as iniciativas de outros estados.
Esse é mais um passo do RS em ações que promovam a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. No ano passado, a Sema criou um Grupo de Trabalho para atuar na agenda climática e se tornou parceira do CBC para a construção de projetos e troca de conhecimento na área.
Além do secretário Artur, participaram da reunião o secretário adjunto, Paulo Pereira, o procurador do Estado, Juliano Heinen, o diretor-geral da Sema, Marcelo Spilki, e o coordenador da Assessoria Técnica, Guilherme de Souza, e a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann. Representando o projeto SPIPA, participou a mediadora Thais Kasecker.
Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade