Efeitos da estiagem no Rio dos Sinos pautam reunião entre DRHS e companhias de saneamento da região

-

O Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) se reuniu, nesta quarta-feira (12/01), com os representantes do setor de saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos para debater e avaliar os efeitos da estiagem na região.

Com o agravamento da estiagem, as companhias de saneamento solicitaram apoio do DRHS para monitorar e comunicar os níveis do Rio dos Sinos. Diante disto, ficou definido que os representantes de saneamento da região irão disponibilizar os dados de monitoramento ao DRHS para que seja feita a divulgação no site da Sema e as informações estejam disponíveis para a sociedade em geral.

A diretora do DRHS, Patrícia Moreira, afirma que o departamento seguirá acompanhando a situação junto às informações obtidas através da Sala de Situação como já vem sendo feito, e ressalta a importância da apresentação dos dados das Companhias de Saneamento da Bacia do Rio dos Sinos.

"Com a divulgação das informações, será possível manter a sociedade informada e fortalecerá a gestão de recursos hídricos em cenários de estiagem", avaliou, Patricia.

O chefe da Divisão de Meteorologia e Eventos Críticos da Sema, Diego Carrilo, diz que “o DRHS compreende a situação e seguirá cumprindo seu papel de monitoramento e fiscalização dos níveis dos rios e da captação de água”.

Participaram do encontro o secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, e os representantes regionais da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e dos Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo (Comusa).

Texto: Priscila Valério