Divulgadas as cinco propostas aprovadas do Edital de Monitoramento de Gases de Efeito Estufa
Publicação:
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), divulgou, nessa terça-feira (5/12), o resultado do Edital nº 05/2023 de Monitoramento de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos Campos e nas Florestas. No total, foram aprovadas cinco propostas de pesquisa para medição do balanço de gases nas cadeias produtivas primárias da economia gaúcha.
Publicado em setembro último, o edital prevê a execução de projetos de pesquisa de monitoramento de GEE nos campos e nas florestas, aplicados aos ambientes produtivos primários, incluindo sistemas de produção agrícola, pecuária, florestal, sistemas consorciados e ambientes nativos, campestres e florestais.
A parceria entre a Sema e a Fapergs faz parte da estratégia governamental da Agenda do Clima no Rio Grande do Sul, para a manutenção dos compromissos climáticos firmados pelo Estado. Há um grande número de universidades gaúchas e projetos de pesquisa voltados às questões ambientais.
“A valorização de nossos pesquisadores torna-se necessária para que, em razão das especificidades de nossa região, possamos avançar em direção à descarbonização e a adaptação. A partir dos dados coletados, podemos convalidar os números reais de nossa emissão de GEE junto aos órgãos oficiais e desenvolver políticas públicas mais efetivas”, pontuou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.
A administração ficará sob a responsabilidade da Fapergs, já o financiamento de R$ 15 milhões, originário do Programa Avançar, será distribuído em cotas de até R$ 3 milhões para cada projeto. O montante aplicado será destinado ao apoio das despesas de execução, que deverá ser concluído em três anos.