Conflitos de uso da água em Pelotas são resolvidos pelo DRH e Comitê Mirim-São Gonçalo
Publicação:
O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello, em reunião extraordinária do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, realizada na segunda-feira (25), em Pelotas, tratou de conflitos de uso da água na lagoa Formosa, situada próxima ao canal São Gonçalo.
Conforme o diretor do DRH, Ivo Melllo, os usuários de água do perímetro de irrigação da lagoa Formosa tiveram suas outorgas suspensas devido ao uso desequilibrado da disponibilidade hídrica, que se acentuou a partir da seca de 2005.
A exposição dos fatos que configuraram os conflitos nos últimos anos foi feita pelo técnico da regional da Fepam em Pelotas, Paulo Duarte, e por representantes do setor irrigante, acrescentada de informações de ordens legal e técnica feitas pelo DRH. Ficou acertado que os usuários da água vão assinar um acordo formal em que cada um se comprometerá em dividir a disponibilidade hídrica da lagoa, respeitando o volume mínimo, para a conservação da biodiversidade característica desses corpos hídricos. O DRH e a Fepam subsidiarão tecnicamente o acordo, a fim de que se promova a gestão apropriada dos recursos hídricos da Bacia Mirim-São Gonçalo. O compromisso deverá ser celebrado na próxima reunião ordinária do Comitê, prevista para o dia 09 de julho.
Ivo Mello e o presidente do Comitê São Gonçalo-Mangueira, Manoel Maia, representante da UFPel, consideraram satisfatórias as definições obtidas na reunião.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli (RMT 6108)
F: (51) 3288.8114/ 3288.8115
Celular de Plantão: 51.9954.9402
www.sema.rs.gov.br