Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Cerca de 20 mil pessoas visitaram o Parque Zoológico nos primeiros quatro dias de reabertura

Público pode conferir o novo puma do Zoo, batizado pela população gaúcha de Valente Guilherme

Publicação:

Pessoas caminham por uma das trilhas internas do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul em um dia ensolarado. O local está movimentado, com adultos e crianças observando os recintos dos animais, à esquerda da imagem. Algumas pessoas carregam mochilas e bolsas, e uma criança de boné ergue os braços enquanto caminha de mãos dadas com um adulto. Árvores altas proporcionam sombra no percurso, e o clima é de passeio e lazer em família.
Reabertura do Parque Zoológico superou expectativa de público. - Foto: Igor de Almeida

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul recebeu cerca de 20 mil visitantes nos primeiros quatro dias de reabertura, ocorrida na última quinta-feira (31/7). O número superou as expectativas da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), responsável pela gestão do parque, que esperava aproximadamente 12 mil visitantes no período.

No domingo (3/8), o público pode conferir o novo morador do Zoo, um puma que chegou ao parque na semana passada após mais de seis meses de recuperação e tratamento. Ele foi resgatado em Jaquirana com problemas de saúde e, segundo os técnicos responsáveis, não pode mais voltar à natureza. Por isso, o Zoológico de Sapucaia de Sul, que conta com equipe qualificada e estrutura adequada, foi indicado como o local mais seguro para garantir seu bem-estar.

No fim de semana, uma campanha nas redes sociais do Governo do Estado mobilizou mais de cinco mil pessoas na escolha do nome do animal, batizado de Valente Guilherme. Valente recebeu 34% dos votos. Representa a bravura e a superação do filhote desde o resgate até a recuperação. Significa corajoso, destemido e guerreiro. O segundo nome, Guilherme, foi incluído depois de pedidos nas redes sociais, em homenagem ao servidor do Estado que resgatou o animal.

Valente

A trajetória de superação do puma iniciou em fevereiro de 2025, em Jaquirana. O animal, na época com apenas 700 gramas e idade estimada de dez dias, foi o único sobrevivente de uma ninhada de três filhotes. Após o recolhimento, Valente foi imediatamente encaminhado para a sede da Sema em Porto Alegre, onde iniciaram os tratamentos intensivos sob a coordenação da Divisão de Fauna. 

Em junho, já com 10 kg, o puma foi transferido temporariamente para o Zoológico de Canoas, onde passou a contar com mais espaço e estímulos naturais. Em julho, já com 13 kg, o felino foi transferido de forma definitiva para o Zoo de Sapucaia do Sul.

Foto do animal sozinho, com olhos verders e tom de pelagem amarelo queimado.
Filhote de puma resgatado com poucos dias de vida no Parque Estadual do Tainhas enfrentou uma série de desafios de saúde - Foto: Luis André/Secom.

Sobre o Zoologico:

Mais do que um espaço de lazer, o Parque Zoológico é um centro de educação ambiental, conservação da fauna e acolhimento de animais silvestres. Nenhum animal presente no parque foi retirado da natureza para exibição. Muitos foram resgatados de situações de risco, como tráfico ilegal, cativeiro ou acidentes que impossibilitaram o retorno ao habitat natural.

Atualmente, o zoológico abriga mais de mil animais de cerca de 130 espécies, entre répteis, aves, mamíferos e também animais domésticos. A visita ao parque é uma oportunidade única de conhecer de perto a rica diversidade da fauna brasileira e exótica.

Funcionamento: de terças a domingos, das 9h às 17h.

Valores e mais informações: consulte as Redes Sociais do Zoológico aqui.  

Texto: Alisson Santos e Tamires Tuliszewski / Ascom Sema

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura