Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Banhado dos Pachecos está implementado

Publicação:


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou na tarde desta segunda-feira (10/6) a solenidade de implementação do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Cerca de duzentas pessoas prestigiaram o ato.

A nova unidade de conservação do Estado compreende uma área de 2.543,4662 hectares próxima à Rodovia RS-040, na localidade de Águas Claras, no município de Viamão. No entorno do Banhado está o Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra "Filhos de Sepé", registrado no INCRA por Projeto de Assentamento Viamão. É o maior assentamento do Estado, com 9.406 ha, onde foram estabelecidas 376 famílias. Um dos integrantes do assentamento Filhos de Sepé, Sidnei dos Santos, falou que agora é necessário um trabalho de educação ambiental com as famílias. "O que beneficia a natureza, beneficia a nós que fazemos parte dela", frisou o assentado.

O secretário do Meio Ambiente, Claudio Langone, lembrou que desde 1979 o movimento ambientalista luta pela preservação desta área. Langone ainda destacou a importância da parceria que será estabelecida com com a comunidade para a preservação da área. Por sua vez, o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema, Luiz Felippe Kunz Júnior, falou que a área vai gerar benefícios econômicos para a região, através de empregos e renda com as atividades turísticas que podem ser desenvolvidas.

O Banhado apresenta alta biodiversidade de flora e fauna, sendo inclusive constatada a presença de espécies ameaçadas de extinção. É o único local do Estado onde registra-se a ocorrência do cervo-do-pantanal. Ainda merecem destaque o jacaré-de-papo-amarelo, que utiliza seus refúgios para nidificar e criar seus filhotes, o curiango-do-banhado, a noivinha-de-rabo-preto, a veste-amarela, o narcejão, a corruíra-do-campo e o maçarico-real. O complexo do Banhado Grande pode ser apontado como uma das áreas mais importantes para a conservação de aves do Rio Grande do Sul, apresentando relevância mundial.

O Refúgio de Vida Silvestre foi criado em 24 de abril de 2002, através do Decreto N° 41.559, que está formado por uma área de terras, cedida pelo INCRA à SEMA, através do termo de Cessão de Uso, assinado em 21 de fevereiro de 2002.

Para implantação do refúgio, a Sema assinou um Termo de Compromisso com a Souza Cruz que possibilitará a contratação de recursos humanos, a montagem do Centro Administrativo, a aquisição de bens, a elaboração de material educativo e levantamento fotográfico. O termo foi assinado devido a supressão de vegetação para construção de uma fábrica da Souza Cruz na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante a solenidade, a Souza Cruz entregou um Palio Weekend para a administração do Banhado iniciar as atividades.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura