Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Autorizações Florestais permitem recuperação de APPs na região Noroeste

Publicação:

O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema autorizou hoje a supressão de vegetação exótica em duas Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens do lajeado Erval Novo, no distrito de Erval Novo - município de Três Passos. São 122 exemplares de Eucalyptus spp. que serão removidos para a recondução da vegetação nativa, através da reintrodução, por adensamento ou enriquecimento, de 200 mudas de espécies nativas. As áreas em questão não poderão receber novamente mudas exóticas. A extração deverá ser feita com o menor impacto possível à vegetação nativa, e é exigido um relatório sobre a recuperação da área degradada. As autorizações foram emitidas para a Srª Helma Kogler Kurz e para o Sr. Vardir Matthes.

Supressão de vegetação exótica também foi autorizada para uma área de preservação permanente junto ao lajeado Erval Grande, no município de Humaitá. O licenciado, Sr. Rogério Santoro, poderá retirar 110 exemplares de Eucalyptus spp. para recuperar a vegetação da área, através da reintrodução de 100 mudas de espécies nativas.

O Defap também emitiu hoje alvará de licenciamento para corte de vegetação nativa fora de Área de Preservação Permantente para a Pedraccon Mineração, no município de Campo Bom. A licença, com a finalidade de avanço de lavra de basalto numa área de 0,5 hectares, não permite o uso de fogo e exige a reposição de 6.301 mudas nativas da região no próprio local do empreendimento, na RS 239.
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura