Argentinos estudam sistema de monitoramento do clima gaúcho
Publicação:
Uma nova parceria entre Brasil e Argentina formou-se no setor de metereologia. O governo da província de Misiones, no país vizinho, demonstrou interesse na forma como o Rio Grande do Sul realiza o monitoramento do clima e veio conferir o funcionamento da Sala de Situação, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Técnicos do Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis de Misiones estiveram na Sala de Situação, nesta segunda-feira (7), para conhecerem os procedimentos. A intenção da província é iniciar a instalação de um sistema similar. Questões como de que forma são realizados os boletins de informação, onde são dispostos os radares e quais as relações da iniciativa com os demais níveis de governo, foram repassadas aos visitantes, pelos técnicos da Sema.
Conforme o diretor de Recursos Hídricos da pasta, Fernando Meirelles, com essa parceria, a proposta é que haja a troca de dados entre as duas localidades, para romper uma barreira antiga da metereologia, que era a retenção de informações. “Esse setor sempre foi muito fechado, mas decidimos abrir o nosso, pois queremos compartilhar os nossos conhecimentos”, explica o diretor.