Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

2ª edição do DRHS Comunica de 2021 aborda o monitoramento das hidrelétricas

Publicação:

WhatsApp Image 2021 04 13 at 12 20 53
Evento online reuniu técnicos do Estado, representantes e empreendedores do segmento de geração de energia elétrica - Foto: Reprodução

O Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta terça-feira (13/04), o evento on-line DHRS Comunica. Com o tema Hidrelétricas: integração do monitoramento do setor elétrico, a 2ª edição de 2021 reuniu cerca 90 pessoas, entre técnicos do Estado, representantes e empreendedores do segmento de geração de energia.

Após a abertura, que contou com a participação do diretor do Departamento de Energia da Sema, Eberson Silveira, do diretor do DRHS, Paulo Paim, e do presidente da Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (AGPCH), Roberto Zuch, a primeira etapa do evento trouxe para o debate A situação atual e as perspectivas para a rede hidrometeorológica de monitoramento do RS.  

O geógrafo da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos,  Gustavo Rodrigues Toniolo,  falou sobre como o monitoramento é primordial para a obtenção dos dados hidrológicos usados para a emissão de boletins e alertas de sistemas climáticos. Além disso, as informações servem de subsídio para os departamentos que planejam o uso de recursos hídricos e emitem outorgas. Atualmente a Sema conta com 100 pluviômetros e 88 estações fluviométricas distribuídas pelo RS.

Representantes da Sala de Situação, os hidrólogos Marcela Nectoux e Lucas Giaccomelli ressaltaram a importância das informações enviadas pelas estações, e que os dados contribuem, inclusive, para a atuação da Defesa Civil. Segundo Marcela, o setor elétrico corresponde a 70% da rede de monitoramento do Estado.

A agilidade na coleta de dados é garantida pelo uso das estações telemétricas que, de acordo com Lucas, emitem dados de forma automática, em tempo real, de áreas de difícil acesso. A quantidade de estações instaladas em uma área favorece também a previsão de cheias e pode até dar o alerta para um possível rompimento de barragem.

Os avanços após a implementação do Sistema Online de Outorga (SIOUT RS) foram apresentados pelo engenheiro de minas da Divisão de Outorga (Diout) do DRHS, Roberto Mentzingen Rolo.  Ele lembrou que a fila de processos de outorga foi zerada em meados de 2020, por uma força-tarefa organizada pelo departamento.

Rolo ressaltou que os processos instruídos corretamente têm sua análise muito mais rápida e que o Diout tem investido em capacitação. “No último evento lançamos o manual SIOUT Hidrelétricas, que já tem versão atualizada disponível no site da Sema. Além disso, temos mais eventos como esse planejados para o futuro”, concluiu.

Os principais resultados a serem registrados na 1ª versão do Relatório Anual de Conformidade do Setor Elétrico foram apresentados pela Hidróloga da Divisão de Planejamento e Gestão do DRHS, Amanda Fadel, e pelo colega Leonardo Klein Manera. Segundo Amanda, o material, que será publicado nos próximos meses, é resultado de um estudo que analisou os dados de todos os empreendimentos cadastrados no SIOUT.

“A publicação do 1º Relatório tem caráter educativo e informativo. Queremos fazer um trabalho em conjunto, fornecendo capacitação e treinamento aos empreendedores, permitindo que as estações sejam instaladas de forma adequada”, concluiu.

DRHS Comunica

O DRHS Comunica iniciou em 2019 com o objetivo de trocar experiência e conhecimento. Em 2020 o projeto foi ampliado e tornou-se parte de uma capacitação contínua sobre gestão de recursos hídricos e saneamento, buscando aprimorar o trabalho desenvolvido na Secretaria.

A coordenação desta edição ficou a cargo da hidróloga Amanda Fadel e do engenheiro de minas, Roberto Rolo. A íntegra do evento está disponível no canal da Sema no Youtube neste link. O calendário dos eventos pode ser conferido aqui.

Texto: Julia Machado

Edição: Vanessa Trindade

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura